16 de setembro de 2008

Mais um Momento de José Saramago

Admiro a literatura portuguesa, pois, com todo seu pensamento e língua cartesiana, traz tanta poesia à realidade. A língua encanta...e somos encatados por Inês Pedrosa, José de Saramago, Almada Negreiros, Miguel Sousa Tavares, Sophia de Mello Breyner Andresen, Manuel Alegre, Eça de Queiroz e outros tantos que estou a esquecer...
Neste momento, estréia Saramago no cinema de grande circuito, com a adaptação de Ensaio sobre a Cegueira. E temos a grata oportunidade de tê-lo também em blog. Abaixo, então, a notícia que acabo de encontrar nas minhas buscas pela net. Aproveitem.
Saiu na ÉpocaNegócios OnLine
Escritor José Saramago estréia blog na internet por katia militello
O escritor português José Saramago estreou um blog no site da fundação que leva seu nome. No primeiro post do blog, intitulado O Caderno de Saramago, o escritor diz que colocará no ar "comentários, reflexões, simples opiniões sobre isto e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice". Os leitores já podem ler um texto sobre Lisboa que Saramago afirma ter encontrado entre "papéis que já perderam a frescura da novidade". O Prêmio Nobel de Literatura conta que trata-se de uma "carta de amor à cidade" e que se emocionou quando a releu. "Decidi partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet, e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog", escreve Saramago. Acompanha o texto um slide show com fotos antigas e atuais de Lisboa que valem o clique. No post desta terça-feira (16/9), o autor português comenta o pedido de desculpas da Igreja Anglicana a Charles Darwin por não compreender sua teoria evolucionista. "Nada tenho contra os pedidos de perdão que ocorrem quase todos os dias por uma razão ou outra, a não ser pôr em dúvida a sua utilidade", escreve Saramago. O Caderno de Saramago está disponível na Fundação José Saramago, no endereço www.josesaramago.org/Entrada_Fundacao.aspx.

Nenhum comentário: