29 de novembro de 2008

A Ratoeira do Escritor Espanhol Carlos Ruiz Zafón

Carlos Ruiz Zafón é do tipo de escritor que envolve o leitor através de palavras e enredos mágicos de suspense, emoção e diálogos fortes. Quando li A Sombra do Vento, quase desisti, confesso. Me senti um rato na ratoeira quando, perto do momento de fechar o livro e partir para outra leitura, o estalo do aço vindo ao meu encontro, desvendou armadilhas da trama e o ritmo de minha leitura não cessou até chegar à última página. Tenham coragem de lê-lo, pois a recompensa final é uma leitura desafiadora e apaixonante do mais íntimo sentimento do ser humano. Uma leitura para quem ama livros. Uma leitura que levá-nos para Barcelona. Uma leitura de personagens vigorosos. O Cemitério dos Livros Esquecidos, para mim, é um local que possui vida própria e torna-se também um personagem...que retorna.
O Jogo do Anjo é um livro inquietante! Acabo de lê-lo e simplesmente desejo abrir a primeira página de novo. O suspense está mais presente do que em A Sombra do Vento. A cada página, acontecimentos mágicos e irreais embassam a imaginação, levando-nos para um caminho que se bifurca. É um livro mais sombrio, com toques de ilusionismo. Impossível não montar um filme e imaginar cada página lida como uma cena...com toques de escuridão que nos despistam de uma leitura simplesmente linear. Se pudesse descrever a atmosfera da leitura, diria que entrei no labirinto do Cemitério dos Livros Esquecidos ou nas escadas da Casa da Torre - outro local que vira personagem.
O Jogo do Anjo, com certeza, deveria virar filme.
Deixaria o Código Da Vinci no chão.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá com este livro.
Sobre a encomenda de um livro, diz o personagem Andreas Corelli a David Martín:
"O que quero é que encontre um modo inteligente e sedutor de responder às perguntas que todos fazemos e que o faça a partir de sua própria leitura da alma humana, colocando sua arte e seu ofício em prática. Quero que me traga uma narrativa que desperte a alma."

Um comentário:

Butterfly disse...

Deste escritor também li "A Sombra do Vento" e adorei !
Ando expectante relativamente a este último, e agora ainda mais, após ter lido a sua opinião !

Bjinhos e Boas Leituras !