23 de dezembro de 2008

Estou Lendo...

A Kiki, da Livraria Timbre, me indicou Uma Real Leitora para ler, que já comecei a devorar. É um dos livros que recomendamos para presente de Natal. O livro fala sobre uma leitora, a Rainha, e a redescoberta da literatura. O guia no mundo dessa leitora é o personagem Norman, um rapaz que trabalha na cozinha do castelo e que é promovido a amanuense. Interessante palavra: amanuense - sempre encontrei esta palavra mas nunca soube o seu significado, que é pessoa que toma ditados, copia manuscritos, ou seja, um assistente literário (definição do próprio Alan Bennett). Numa das passagens do livro, a Rainha fala de como através da literatura passa a conhecer as pessoas. E é verdade, pois mesmo que seja ficção, através dos livros conhecemos pessoas de verdade, pois sobre quem escrevem os escritores ?E a partir do gosto por esse mundo, a Rainha passa a fazer a campanha da leitura, recomenda livros até para o seu motorista. Não vou me alongar, aliás, estou me segurando para não contar sobre a história. Descubram mais lendo Uma Real Leitora.
Sobre o Autor: Alan Bennett tornou-se um dos mais respeitados dramaturgos britânicos com Beyond the Fringe, nos anos 1960. Talking Heads, série para TV, é considerada um clássico dos tempos modernos, assim como muitas de suas obras para o palco como Forty Years On, The Lady in the Van, A Question of Attibution e As loucuras do rei George ( que o autor adaptou para o cinema, em uma produção indicada ao Oscar). Na Broadway, Fazendo história recebeu diversos prêmios, entre eles seis estatuetas do Tony (incluindo a de melhor peça).

Nenhum comentário: