3 de janeiro de 2009

Lector in Fabula - Formando Redes

Começo 2009 com a promessa de muito trabalho, muitas leituras, menos stress, mais qualidade de vida, mais prazeres. Por isso, tenho o compromisso de me dedicar ao Lector in Fabula, pois me dá muito prazer dialogar com as pessoas, os leitores, os livros. A maior surpresa de 2008 foi voltar a escrever e ter o retorno das pessoas, receber visitas maravilhosas que hoje estão aqui, na lista de blogs do Lector in Fabula.
Hoje, temos um diálogo com brasileiros que estão no Brasil, brasileiros que estão fora do Brasil e cidadãos de fora do Brasil. Destaco a companhia dos portugueses, que visitam o blog, participam e acabam nos conduzindo, de forma interessante, a mares nunca navegados.
Estamos comprometidos, Lector in Fabula(Brasil) e Palavras Partilhadas(Portugal), a caminhar por uma jornada de 50 livros em 2009 - todos os leitores estão convidados. A partir dessa proposta, que trouxe do Palavras Partilhadas, surgiu Poetriz, que deixou seu comentário no post anterior e decidiu também nos fazer companhia. Aliás, o blog Poetriz é uma graça, já está na lista.
E assim, vamos formando Redes de pessoas que gostam de livros, pessoas que gostam de ler. Com todo esse movimento de visitantes e informações, prometo que farei uma mudança no layout do blog, para que fique mais leve, mais agradável ao leitor. Colocar uma barra com a informação dos livros que estou lendo, colocar outra com sites de design de livro (já tem um, vocês viram?), colocar uma barra com as revistas especializadas, trazer mais blogs interessantes, trazer números do mercado editorial e tantas outras novidades. Por favor, não deixem de enviar suas opiniões - fará toda a diferença.

13 comentários:

Henryhh disse...

Oi Nelida,
Adorei o "desafio" dos 50 livros, mas receio ser uma meta realmente difícil. Além de nosso dia-a-dia de trabalho, leio dezenas e dezenas de livros técnicos (esses não valem né?)que de certa forma, ocupam também nosso já escasso tempo, não acha? De certa forma, me desafio todos os dias a ler algo fora de minha área (tecnologia, mercado de capitais, economia) como um bom romance da Jane Austin (já li Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e agora estou a ler Persuasão). Ainda assim, entro empreitada de ler bem mais e poder ter o prazer de viajar pelo tempo, pelo espaço e pelas novas emoções. Conte comigo!

Nelida Capela disse...

Seja bem-vindo à Jornada 50 livros para 2009. O que vale é tentar !

Zandali disse...

oi, Nelida...

cheguie aqui pelo blog da Poetriz... adorei a história de ler 50 livros... se valer os técnicos vou me aventurar nos 75...

claro, também já criei minha estratégias! nas semanas de muito trabalho vou em dedicar a leitra de livros infanto-juvenis (assim, indico os mais legais por meu sobrinhos e meus alunos!) e relaxo a cabeça...

voltarei pra gente conversar mais sobre esse projeto! por enquanto... prazer em conhecê-la!

abraços e um lindo 2009!

Nelida Capela disse...

Zandali, obrigada pela visita. Todos são bem-vindos aqui no Lector in Fabula. ôba, mais companhia para a Jornada dos 50 livros de 2009.

Claudia Lemos disse...

Nelida, adotei sua idéia e já vou preparar uma listinha de livros que andaram me escapando, mas que desse ano não passam ;)

Cada um que eu terminar, vou postar no Fazedoras.

Beijo pra vc e um ótimo 2009!

Nelida Capela disse...

Cláudia, seja bem-vinda à Jornada dos 50 livros de 2009. Vai ser maravilhoso compartilhar as impressões de leitura.

Desejo um 2009 com muito prazer para você!

guilhermina disse...

Vamos lá! Haja fôlego, no mínimo 43 páginas por dia, fora jornal, livros técnicos, trabalho, adm. doméstica, amores (que ninguém é de ferro), contas e cifrões, projetos e chopes (que é pra gente aguentar)Ufa!!!! Só se for por prazer. Mas vamos em frente.
bj
Guilhermina
PS adorei a repaginada do lector, mas gostava tanto da ponte latim-português... quanto mais agora, em tempos de (des)acordos.

Nelida Capela disse...

Não seja por isso, Rainha Guilhermina! Em tempos de reforma, voltará a Breve Aula de latim! Beijos e obrigada pela Real Companhia.

Henryhh disse...

Oi Nelida. Acabei o "Persuasão" ontem (ok, já tinha começado), mas entra como nº1 né? Eu to com o "On the Road" engatilhado mas não resisti. Comprei "Emma", da Jane Austen pra ser o nº2. Me tira duas dúvidas: 1. eu quero colocar um gadget como o seu "Estou lendo..." e não consigo. Me ajuda? 2. Vc falou de site de design de livros. Onde está q eu não achei?? Uma amiga me indicou e está usando o http://www.blurb.com/. Abraços!

Nelida Capela disse...

Vou consultar o blurb, pois não conheço. orbrigada pela dica. deixei um comentário no seu blog sobre os dois assuntos acima. Se você autorizar, posso divulgar suas leituras aqui.

Henryhh disse...

OK Nelida, sem problemas voce publicar o que eu li e o que estou lendo. Li "Persuasão" de Jane Austen e estou retomando a leitura do "On the Road", de Jack Kerouac, apesar que logo estarei iniciando a leitura do "Emma" da J.Austen. Qual o gadget que voce usou pra colocar no blog? Tem alguns no blogger mas é tipo lista, não entra imagem como ficou no seu blog. Voce pode me mandar um link ou algo parecido de ajuda? Obrigado.

Nelida Capela disse...

Henryhh
No blogspot há esse gadget que é adicionar imagem. Quando abre o box, ele pede para acrescentar imagem da URL ou do seu computador. Ele ainda dá espaço para título e legenda. Não sei como te fazer para passar link, pois é o gadget mais básico.

Henryhh disse...

Nossa, que bobeada minha. Me desculpa e obrigado!