24 de janeiro de 2009

Lector in Fabula indica: Cidade de Ladrões - 2º livro de 2009

(Foto de Leningrado)
Terminei a leitura do Cidade de Ladrões. É excelente! Há umas "cenas", pois o livro é um filme que a gente cria na cabeça, impressionantes: paraquedista que voa morto, cães bomba, canibais, soldados congelados, tudo que você possa imaginar. Deveria virar filme. A determinação dos personagens em sobreviver à guerra causa em nós, leitores, uma grande admiração por eles. Somos seduzidos por suas aventuras de vida, morte, amizade, humanidade, delicadeza e humor. Como disse anteriormente, o romance é a memória de um personagem que sobreviveu ao cerco alemão à cidade de Leningrado, Rússia. Tudo começa com uma missão insólita...mas eu não vou contar qual é. Essa missão insólita nos faz refletir sobre as guerras, os conflitos religiosos, étnicos, poder, capricho, vaidade, egoismo. Há uma partida de xadrez deliciosamente descrita pelo personagem, que representa o próprio jogo da vida que está sendo narrado. Outro fato interessante, um dos personagens está escrevendo um livro. Por isso utilizei a imagem da matroschka literária no post Fragmentos de Leitura da Cidade de Ladrões. A narrativa que lemos é uma narrativa dentro da narrativa.
Trecho do livro:
"A iminência da morte não me assustava tanto quanto deveria. Eu sentia medo havia muito tempo; estava exausto demais, faminto demais, para sentir qualquer coisa com a intensidade adequada. Mas se meu medo havia diminuído, não era porque minha coragem tinha aumentado. Meu corpo estava tão fraco, tão esgotado, que minhas pernas tremiam pelo esforço de ficar em pé. Eu não conseguia me preocupar muito com nada, incluindo o destino de Lev Beniov" (p.248)

6 comentários:

Zandali disse...

vou colocar na lista de 2009!

nélida, vc sabe o que aconteceu ao henryhh?! parece que ele deletou o blog!

abraços e boa semana!

Henryhh disse...

Oi Nelida, oi Zandali! Acabei de ler o meu 3º livro do ano, "Extremamente alto e Incrivelmente Perto"!. Bem, eu vou sair um tempo do universo do blog. Montei aquele blog no dia 1º de janeiro e até ontem, dia 24, foram mais de 3.200 pageviews e mais de 600 visitas. Eu agradeço de coração o carinho de todos vocês. Foi uma experiência incrível estar com vocês trocando experiências, impressões, visões e opiniões.

lyani disse...

Nossa, estou começando achar que não conseguirei os 50, mas tentarei chegar o mais próximo possível!
Estou na metada do 3º do ano!
Bjosss

Zandali disse...

Oi Henryhh! Só não nos abandone!

Nélida, andei pesquisando e descobri que "Sapatos de Rebuçado" da Joanne Harris foi editado no Brasil como "Sapatinhos Vermelhos" pela Editora Rocco!

beijos

Nelida Capela disse...

Gente, que susto!O Harry tinha sumido, apareceu...quer matar a gente do coração, garoto.Vai sair assim? Vamos sentir sua falta!Zandali, valeu, garota!Vou fazer um post e achar o livro!Lyani: não desanima...o desafio, na verdade, é a gente reservar esse tempo para a gente...desanima não!Muita revolução num Post só! VOCÊS QUEREM ME ENFARTAR?Ainda bem que estou ouvindo Buddha Bar agora...se não deprimia...

Nelida Capela disse...

Diário de Henryhh vai continuar na lista da Confraria dos 50. Um por todos e todos por um!