17 de janeiro de 2009

Mais um da Confraria dos 50 finaliza leitura: Clube da Luluzinha

Volta ao Mundo em 80 Dias
(Texto de Zandali na íntegra)
Tudo começou no final do ano passado! fui até um sebo (coisa que sempre faço em cidades com potencial nesse quesito) e procurei a estante de info-juvenil... entre tantas pérolas que li no meus primeiros anos nas letras (dentre as quais escolhia algumas para presentear meu sobrinho), deparo-me com um livro de capa brilhante! o título: volta ao mundo em 80 dias, um clássico da literatura, escrito pelo senhor Júlio Verne! Nesse momento, me dei conta de que conhecia a história mas nunca a havia lido!! uma falha imperdoável... e qual não foi minha surpresa ao descobrir nas páginas de uma aventura, uma história de amor! somente gênios como Júlio Verne seriam capazes de tamanha precisão estilística. Para quem, como eu, cometou o pecado de não ler, aí vai um aperetivo: o protagonista dessa aventura é Phileas Fogg, um inglês calmo e metódico, que nunca se apressa, porém nunca chega atrasado; um respeitável membro da sociedade britânica que acredita não existir adversidade que não possa ser vencida e nem problema que não possa ser resolvido com um pouco de cálculo e organização e, para provar essa teoria, aceita o desafio de dar a volta ao mundo em 80 dias (o que, naquela época, era considerado um feito quase impossível). em 2 de outubro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos, Phileas parte de Londres e leva consigo, Passepartout, um criado francês recém contratado (ao longo da viagem ele trará mais problemas que soluções ao seu senhor!). um roubo ao banco leva a polícia em seu encalço e Phileas Fogg percebe que as coisas não serão tão fáceis. A história é tão envolvente que li e reli... a primeira vez, tentanto chegar logo ao final para ver se Phileas atingiria seu objetivo. a segunda, para aproveitar ao máximo a genialidade do escritor em descrever paisagens... e fica o convite à leitura. sugiro esta publicação da Editora Melhoramentos (da capa brilhante!). mas, também há uma versão em formato de livro eletrônico da E-Books Brasil.

Um comentário:

Zandali disse...

obrigada, Nélida!
e vamos seguindo em frente!
beijos e bom final de semana!