14 de janeiro de 2009

O Dia da Leitura e outras datas do Livro

Eliza Maciel, do blog Esquina do Desacato, comentou no post Ex Libris que há o Dia da Leitura, 12 de outubro. Eu não sabia que existia a data e fui pesquisar. Cheguei ao site Dia da Leitura, da EcoFuturo - organização não governamental, criada em 1999 e qualificada como OSCIP. Os mantenedores são fortes, entre eles Suzano e Fundação Victor Civita. Bom, entrei no site, cadastrei-me e participei da manifestação pela criação do Dia da Leitura, pois a data vale para o Estado de São Paulo, a lei agora vai para tramitação. Recebi um e-mail agradecendo a minha participação. Junto vieram dois links, um com peças de divulgação da campanha e outro para acompanhar o progresso do movimento.
São Paulo comemora Dia da Leitura
(Agência Brasil Que Lê - 9/10/2008 )
A partir deste ano, o Dia das Crianças é também o Dia da Leitura no Estado de São Paulo. A proposta, encampada por diversas organizações que militam no mundo do livro e da leitura e liderada pelo Instituto Ecofuturo, já virou lei no estado e agora tramita no Senado Federal uma outra, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-SP), para tornar a data nacional. O objetivo é sensibilizar pais e educadores sobre a importância de estimular a leitura para os jovens leitores já na infância e chamar a atenção para a necessidade de criar e revitalizar as bibliotecas públicas, municipais e comunitárias. Em São Paulo, os organizadores da comemoração estão convocando os adultos para que leiam para as crianças no domingo, dia 12 de outubro, para ajudar a despertar nos novos leitores o prazer pelos livros. A iniciativa foi batizada de “Brincar de Ler”. “Um hábito cultural como a leitura se desenvolve por convívio e por contato, nasce da experimentação”, afirma a diretora do Instituto Ecofuturo, Christine Fontelles. “Esta é a oportunidade de aproveitar uma data já existente e na qual o Brasil celebra, desde 1924, a infância, para criar uma possibilidade de mobilização educativa que chame a atenção de adultos e educadores para a importância de oferecer livros de literatura para bebês e crianças em fase pré-escolar”, acrescenta ela.“A oficialização da data talvez seja apenas uma medida singela, mas é significativa porque cria um foco e um estímulo para que se celebre o amor aos livros e se estimule, em especial nas crianças, este sentimento em todas as pessoas”, afirma o deputado estadual José Augusto (PSDB), autor do projeto de lei. A Secretaria de Estado da Cultura decidiu concentrar um grande número de atividades em bibliotecas públicas para mostrar sua importância na sociedade. “Elas são agentes na formação de leitores”, afirma o secretário de Cultura do Estado, João Sayad. O bibliófilo e membro da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin, padrinho do projeto Ler é Preciso, do Instituto Ecofuturo, diz que toda divulgação para estimular a leitura é válido. “Na minha opinião, todos os dias deveriam ser dedicados à leitura”, afirma ele, que aprova a coincidência de datas entre o Dia da Leitura e o Dia das Crianças. “Devemos cultivar, cada vez mais cedo, o hábito de leitura entre crianças para, em um breve futuro, termos muito mais leitores”, acrescenta.
(Reprodução autorizada mediante citação da 'Brasil que Lê - Agência de Notícias')
Mas não esqueçamos que já existem as seguintes datas para o livro:

Dia Nacional do Livro : 29 de outubro (data da fundação da Biblioteca Nacional - Brasil, 1810)

Dia Nacional do Livro Infantil: 18 de abril

Dia Internacional do Livro: 23 de abril (data institucionalizada pela UNESCO)

4 comentários:

.:*:. Ferípula .:*:. disse...

Saludos!
:)

Nelida Capela disse...

Seja Bem-Vinda ao Lector in Fabula!

Zandali disse...

Nossa, muito legal essa ação, mas acredito que muitas outras têm que existir... muitas crianças não lêem pq seus pais não o fazem!

Importante tb, informar pais e educadores sobre a qualidades das leituras! já vi professores indicando livros lamentáveis para os alunos! outros, indicando livros que não condiziam com a faixa etária, enfim...

muito se tem a fazer para criar um brasil de leitores!!

beijos, Nélida e parabéns pelo seu engajamento e amor aos livros!!

Nelida Capela disse...

Parabéns para nós, Zandali.Você também faz parte disso. Beijos.