22 de janeiro de 2009

Palavras Partilhadas indica mais uma leitura

(Texto de Paula Silva na íntegra)
Li "As Herdeiras de Adriano Gentil" e...
Adriano Gentil era um empresário bem sucedido, que tendo subido a pulso nos negócios, viveu com cinco mulheres diferentes. Madalena, Alda, Maria Manuel, Laura e Ivone, cada uma com essências, personalidades e formas de estar na vida intrínsecas, complementaram-no nas diversas fases da sua existência, como se fossem peças de uma engrenagem evolutiva. A todas Adriano amou e respeitou de igual forma, tendo-as beneficiado no testamento também de modo similar, com a condição de não voltarem a casar. Romance que, ao percorrer as sinuosidades da mente feminina, e, numa constante reviravolta de emoções, ambições e manipulações, proporcionou-me momentos de leitura agradáveis e divertidos.
Trechos do livro:
"Enquanto a Madalena era uma imagem, a Alda um símbolo da ordem, a Maria Manuel uma cavaleira insaciável e a Laura um anjo, a Ivone era um objecto sexual, uma maçã proibida. "( ... )" Segundo a moral estabelecida, eu tive demasiadas mulheres. Mas, olhando para trás, não consigo prescindir de nenhuma. Como já expliquei neste relato quase póstumo, era como se as cinco formassem uma mão, em que cada dedo só faz sentido em conjugação com os outros e não é possível prescindir de nenhum."
"Adriano era um homem metódico em tudo e essa disciplina prolongava-se na intimidade. Começava sempre pelo princípio: por descalçar as mulheres que desejava. Depois despia-as com vagar, peça a peça, nunca parando de falar, até ficarem completamente nuas. Soltava-lhes então os cabelos, beijava-lhes os lábios, o queixo e o pescoço, mordiscava-lhes todas as saliências - os lóbulos das orelhas, o nariz e os mamilos -, afagava-lhes a pele como se alisasse veludo, pela frente e por trás, massajava-lhes as costas, as nádegas, os músculos das pernas e as plantas dos pés, lambia-lhes o tronco desde a base dos seios até ao início das coxas, sorvia-lhes finalmente o ventre com o mesmo requinte com que saborearia ostras (com a única diferença de que apreciava menos os frutos do mar). O que se passava a seguir manda a moral que não se conte. "
Informações para brasileiros: Acredito que não haja a edição brasileira, sendo necessária uma busca em livrarias especializadas. Mas ainda não encerrei a pesquisa.

8 comentários:

Amábile - Mãe de dois disse...

nelida , descobri seu blog a algum tempo e estou adorando o desafio dos 50 livros , minha listinha er modesta pra este ano , agora estou me sentindo tentada a quem sabe chegar perto dessa marca , peço licença pra divulgar o desafio nos meus 2 blogs ( mãe de dois e mulher elastica)
Amo leitura , alias aquui em casa todos nós amamos
bj

Nelida Capela disse...

Fique à vontade para divulgar.Posso colocar o nome do seu blog na Confraria dos 50? Qual deles? Seja bem-vinda ao Desafio dos 50 2009!

Marcos Miorinni disse...

Olá Nelida, gostei muito do seu blog, adorei;
a literatura e os livros são a minha vida e paixão,
gostaria muito se você me deixasse participar
do Desafio dos 50, seria um enorme prazer.
aguardo uma resposta, obrigado.

Abraços Literários

Abraços Literários.
Marcos Miorinni

porentreletras
janelasetravessias
oficinadefragmentos

vida cotidiana disse...

Que dica maravilhosa!!! demais.
O seu blog é um lugar acolhedor para nos que amamos a leitura, bjs

Amábile - Mãe de dois disse...

Não sei acho que talvez o mulher elastica , pois falo de coisas mais variadas , no outro é mais sobre minha vida de mãe doida com 2 filhotes cheios de energia
bj

Nelida Capela disse...

Feito! Mulher Elástica já está na Confraria dos 50! Marcos, coloquei seu blog Por Entre Letras na Confraria. Seja bem-vindo ao Desafio! Depois leia os posts

http://lectorinfabula.blogspot.com/2009/01/50-livros-em-2009.html

http://lectorinfabula.blogspot.com/2009/01/desafio-50-livros-2009.html

http://lectorinfabula.blogspot.com/2009/01/jornada-de-livros-para-2009-participe.html

Qualquer dúvida, mail me: nelida_capela@yahoo.com ou GoogleTalk

Henryhh disse...

Oi Nelida, acabei "Emma", to indo pro terceiro! Bjs!
http://henryhh2008.blogspot.com/2009/01/emma-de-jane-austen.html

Nelida Capela disse...

Henryhhh !!! Muito bom. Vou publicar.