8 de janeiro de 2009

Persuasão, de Jane Austen, nas palavras de HenryHH

Como havia prometido, vou divulgar, nas páginas virtuais de Lector in Fabula, as leituras reais dos que aceitaram o Desafio dos 50 Livros para 2009 (Confraria dos 50 - vide lista no menu à direita). O primeiro a anunciar sua leitura foi O Diário de Henryhh, que autorizou Lector in Fabula a publicar seu post falando sobre a leitura de Jane Austen.
Vamos lá, então?
"Acabei a alguns dias a leitura do livro "Persuasão" de Jane Austen. O que estimula na leitura das obras de Jane é o contexto em que ela escreveu e perceber as relações humanas da época de 1.800 em plena Inglaterra altamente conservadora. O que me destacou neste livro, foi a importância que a sociedade da época dava na questão da aparência e posse. Anne Elliot, de família aristocrata falida, tem que passar por uma queda em seu nível de vida mudando de sua propriedade, o solar de Kellynch, para ir a Bath, cidade de menor importância social mas com todo esforço de manter as aparências da aristocracia. Anne é cortejada por um rapaz, Frederick Wentworth, sem linhagem e pobre (para os padrões) e é vetado pelo pai viúvo e pela irmã mais velha. Passam-se 8 a 9 anos e ele volta rico e no posto de capitão da marinha britânica e suas vidas acabam se encontrando novamente pois a irmã do capitão Wentworth, a família Croft, é quem aluga a propriedade em que a família Elliot morava.E assim se desenvolve a narrativa, com o cap. Wentworth agora em ascensão social sendo visto pelas damas e famílias como um bom partido, tendo Louisa Musgrove - amiga de Anne, como uma pretendente real, pois Wentworth se ressentia da rejeição da família Elliot no passado. Anne procura não manifestar os sentimentos do passado mas após um inesperado acidente de Louisa, muda a rota dos acontecimentos. Bem, o final deixo ao prazer da leitura do livro. Informação interessante é que dois irmãos de Jane seguiram carreira na marinha e ela morou em Bath."

3 comentários:

Henryhh disse...

Puxa, obrigadão Nelida por divulgar meus comentários do "Persuasão", informo que são apenas comentários de um simples leitor. Abr!

Nelida Capela disse...

O Leitor é Tudo!

Butterfly disse...

Também gosto bastante de Jane Austen! Lembro-me de que quando andava a estudar Inglês, uma das formas bastante agradável de praticar os hábitos de leitura, foi precisamente através dos seus romances !
Lembro-me de "Pride and Prejudice"; "Sense and Sensibility"; "Emma" ... and so on ! ;)

Bjinhos