11 de fevereiro de 2009

Eu só queria saber de onde tiram esses números...

Sempre me pergunto de onde tiram os números que apontam para os livros mais vendidos. Assim como qual o critério e processo de apuração. Vocês nunca se perguntam isso?
Mais Vendidos
O Globo - 11/02/2009
Por Ancelmo Gois
O livro 1808 (Planeta), de Laurentino Gomes, sobre a fuga da família real para o Brasil, já vendeu 500 mil exemplares. O próximo livro do coleguinha sairá em setembro de 2010. Será sobre a Independência do Brasil, informa Ancelmo Gois.

2 comentários:

Euzinha! disse...

Pois é, nunca me perguntei, achei que fizessem uma pesquisa com as principais livrarias e com os editores.
Mas, uma coisa que sempre achei...
Posso estar pirando, não sei, quem sabe? (rs)
Veja se entende minha linha de raciocínio.
Dizem que para um bar ou restaurante sair nesses guias de melhores e mais badalados, e tal e tal. Precisam pagar uma cota determinada. Será que não é o caso dos livros?
O mercado editorial deve ditar regras do que vai ser mais consumido num determinado momento.
Será que estou viajando acreditando numa máfia da literatura???
(rsrsrs).
Beijo!

Nelida Capela disse...

Acho que o IBGE apura um pouco os números, mas não há uma organização reguladora do mercado. Não sei se a CBL apura. É algo que eu vou pesquisar.