7 de fevereiro de 2009

Zandali, do Clube da Luluzinha, indica seu 3º livro de 2009

Este furou fila.... e a culpa toda é das indicações de leitura da Confraria dos 50! Desde que o blog Palavras Partilhadas comentou Sapatos de Rebuçado (Sapatinhos Vermelhos, no Brasil), uma continuação de Chocolat de Joanne Harris, fiquei tentada! Lembre-me do filme, com Juliette Binoche e Johnny Deep. Lembre-me da imagem do chocolate derretido na panela e o quanto esse cheiro mexia com os moradores da pequena cidade (fictícia) francesa chamada Lansquenet-sous-Tannes. Seduzida pela idéia da sinestesia que o livro propõe, deparei-me com um universo complexo de uma cidade católica de valores rígidos e uma mulher jovem, que não compatilha desses valores e, estando ali, acaba por interferir na vida dos moradores mesmo que estes não queriam... A aspiral formada pelo espesso líquido derretido na panela, assemelha-se a energia que passa a mover e alterar a vida pacata dos cidadãos de Lansquenet-sous-Tannes. E então, o dilema: como estabelecer relações pessoais sem as responsabilidades que isto implica? Como não ser responsável por aquilo que cativas? E assim, em meio ao deleite das sensações aromáticas e gustativas da Chocolaterie, me dou conta da difícil arte de conviver!
(Texto de Clube da Luluzinha na íntegra)

Nenhum comentário: