26 de março de 2009

Carolina Pinho indica...Pepetela

Antes de falar sobre o conteúdo do livro não posso deixar de falar da sua embalagem. Os livros da coleção Ponta de Lança me encantaram de cara com suas páginas pretas para dividir os capítulos, as cores na lombada, o elástico (só nos primeiros quatro títulos) e, principalmente, o tamanho. Os livros cabem bem na bolsa e, para quem como eu, carrega os livros para cima e para baixo é uma característica importante. “Predadores” acompanha a trajetória de Vladimiro Caposso, um corrupto empresário angolano. A vida de Caposso serve para que Pepetela possa mostrar a construção de Angola desde sua independência até os dias de hoje nos tempos de paz. O livro flui muito bem com o autor parando volta e meia para falar com o leitor, recurso que, quando bem usado, muito me agrada. A vida de Caposso não é cheia de tramas e reviravoltas. Ele é apenas um empresário que se fez com a corrupção nos tempos de guerra e vê o poder começar a escorrer-lhe pelas mãos nos tempos de paz. Mesmo não sendo inventivo é uma ótima leitura que só alimentou ainda mais a minha adoração pelos escritores africanos de língua portuguesa.
“Predadores” de Pepetela (Editora Língua Geral – 545 páginas)
(Texto de Carolina Pinho na íntegra)

4 comentários:

Elisandra disse...

Gostaria muitode entrar para confrataria dos 50 ja estou lendo o 16º e estou anotando todos em um caderno com um pequena descrição....espero passar dos 50....ficarei honrada em entrar para o grupo....tenho que numerar minhas resenhas no meu blog? bjus elis

Nelida Capela disse...

Elisandra: seja bem-vinda à Confraria dos 50. Era bom organizar no seu blog as informações sobre os livros lidos, para facilitar para você e para os seus leitores. Colocarei o link para o seu blog na Coluna da Confraria dos 50. Compartilhe com o Lector os comentários de leitura.

Nelida Capela disse...

Elisandra: qual do seus blogs vai entrar para a Confraria?

Sil Drabeski disse...

Faz tempo que não venho aos blogs lê-los, por falta de tempo! Mas prometo vir aqui me atualizar... Gosto desse espaço! =D