24 de março de 2009

Hábitos de Leitura, Hábitos de Leitor

Vamos começar nossa brincadeira de leitor? Hábitos de leitura, coisa curiosa.
1) Eu gosto de ler a qualquer hora, de manhã, durante o café; à noite, antes de dormir; à tarde, numa pausa. Entre uma página e outra, uma chávena (xícara) de café ou um chá. Sob a luz de uma lâmpada ou sob luzes de velas.
2) Sentada, deitada, de pé (mas, cansa), na rede, ao pé da árvore, em cima de uma pedra, à beira do rio. Não há lugar ruim para se iniciar uma aventura como a leitura.
3) Não tenho pudores, tomo o lápis ou caneta e escrevo em livros. Sacrilégio? Imagina...depois quem vai me lembrar daquela ou outra passagem?
4) Empresto livros, caso não me devolvam, não maldigo. Melhor dar um livro do que negar a possibilidade da fantasia do mundo a alguém.
5) Gosto de vender livros que não irei reler e comprar novos. Mercantilismo? Sim, por uma boa causa.
6) Respeito muitos meus amigos leitores, isso eu aprendi trabalhando em livraria. Respeito os diferentes gostos, opiniões, enganos. Não há nada pior do que a arrogância de um amigo com o outro. Isso é de última (como diria Leila Victor). Leitor tem o direito de ler o que quiser...até menu de restaurante, bula de remédio, se for o caso. Eu adoro ler livro para infantes...
7) Adoro entrar em livrarias. Aonde quer que eu vá, entro em alpharrabios e livrarias. Minha preferida? Vocês sabem, aquela que tem uma vitrine vermelha, letras negras, uma equipe de primeira, que é pequenininha, mas onde você encontra tudo. Preciso dizer mais? Olha ali na barra à direita. Ela existe desde 1978. Adivinhou? Ela é única...só existe no Rio de Janeiro, no Shopping da Gávea.
8) Ler vários livros ao mesmo tempo: un vício !
9) Dar livros de presente: um prazer !
10) Olho com desconfiança para qualquer pessoa que diga que não gosta de ler ou não gosta de livros. Não deve ser bom da cabeça, meu amigo!
Convido todos os leitores a fazer a sua listinha. Confraria dos 50, apresente-se ! A minha tem 10 itens, se fosse escrever todos, ninguém mais visitaria este blog. Publiquem em seus blogs. Quem desejar, abro a página aqui para publicar. Vamos começar?
Ps: Desejo agradecer a criatividade de Leonardo Pastor, do blog Vísceras Literárias; Alessandro Martins, do blog Livros e Afins; de André Gazola, do blog Lendo.org and last, but not least, Lyani, do blog "Entre Aspas", sem a qual eu não teria descoberto esta brincadeira deliciosa.

13 comentários:

lyani disse...

Obrigada por citar meu nome ^^.
Nem precisava... mas adorei :D
A minha já está feita...
Espero que todos se apresentem!!!
Bjos,
Ly

lilly disse...

vou publicar no meu tb!!!!

Amábile - Mãe de dois disse...

vou publicar hoje mesmo
bj

Susanna disse...

Nélida, vi o seu comment sobre essa brincadeira lá na Esquina, e resolvi participar...rs..

Meu beijo!
Susanna

Ruberto Palazo disse...

Mas é claro que vou escrever os meus, ou voce acha que eu perderia essa oportunidade? Amanhã tá no ar...

Beijoo

Val disse...

Vou publicar tb...
Abç´s

Leonardo Pastor disse...

Olá, Nelida!

Adorei você ter levado a iniciativa adiante!

Só uma coisa: coloca o link de cada blog que você citou ;)

Colocarei um link para seus hábitos lá no post do Vísceras:
http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/meus-habitos-de-leitor.html

Abraços!

Nine de Azevedo disse...

OI Nelida ,gostei muito dessa estoria dos habitos de leitura e incentivada pela Susanna do topografias vim ler os seus.Sao praticamente os mesmos dos meus,so que julgo ainda mais severamente qdo alguem me diz que nao le??!!Acho esquisito ,e tenho que fazer verdadeiro esforço para ultrapassar o preconceito sobre a pessoa!bjs
PS. ah gosto de fazer crossingbooks ,as vezes deixo uns pela cidade ,no metro ,em bancos de jardins ,etc...

Nelida Capela disse...

Leonardo: vou anexar os links.Obrigada pela lembrança. Pessoal, obrigada pelos comentários! Aguardo para ler os Hábitos de Leitura de vocês.

Ana Filipa Silva disse...

Oi, estou explorando um universo que eu pensava que conhecia: a blogosfera. Nada! Estou longe de conhecer. Meme, Blogagem Colectiva, Tertúlia Virtual, Confraria... tantas iniciativas e tão legais que eu estava de fora. Sou portuguesa e vivo desde Fevereiro na Alemanha. Como tenho tempo agora, estou me dedicando à internet. Fiquei com dúvidas. Pode esclarecê-las?

1. Qualquer livro está valendo? Por exemplo, livro técnico, livro de auto-ajuda...

2. Livro começado em anos antes e terminado este ano entra na lista?

3. O que realmente quem quer participar deve fazer? Tem selo para colocar no nosso blog, tem lista de participantes onde vamos entrar...?

Eu estou gostando muito desta ideia. E já comecei a divulgar junto de amigos.

Nelida Capela disse...

Ana Filipa: Passo ainda hoje as informações para você. Obrigada pela visita!

vida cotidiana disse...

Amei a ideia, vou hoje colocar lá no vida as minhas opniões... bjs

Euzinha! disse...

Demorei, mas hoje posto a minha lista e fotos...
Beijos saudosos!