16 de março de 2009

Lector in Fabula e a Rede de Leitores

Tudo começou assim...duas leitoras: a Keila Vieira e a Paula Silva. Uma em Portugal, outra na Irlanda. Uma Talhos e Retalhos e a outra Palavras Partilhadas. Ambas divulgaram Lector in Fabula na web. Começamos a nos visitar. Um ano depois, a Paula disse que estava desafiando a si própria a ler pelo menos 50 livros em 2009. Aí eu pensei, vou me desafiar também. Depois, passei e-mail para a Keila. No meio tempo, publiquei o post. Nesse período, conheci a Bel Vidal, que colocou o link para o Lector in Fabula no site dela, o Bairro das Laranjeiras. Depois, conheci a Vilma Goulart, do Informação de Primeira, que também divulgou o Lector. Chegou, ainda, a Patricia Canarim, que divulgou no SaborearBH. A rede foi crescendo. Eu mesma divulguei a idéia do Desafio dos 50 - Edição 2009 nos meus outros dois blogs, o Olhar Nômade e o TMS - Tecnologia e Mobilização Social. Mas não pensem que a divulgação parou por aí...várias amigas e amigos passaram a fazer uma divulgação boca-a-boca do Lector in Fabula. Agradeço coletivamente a todos e todas ! Estamos construindo uma grande rede de leitores. Quanto maior a participação, melhor, pois construímos uma história diversificada. Através do blog "Entre Aspas", da Lyani, encontrei Leonardo Pastor, que publicou um tipo de memê chamado Meus Hábitos de Leitor. Leonardo por sua vez, replicou a idéia a partir de Alessandro Martins, do blog Livros e Afins, e de André Gazola, do blog Lendo.org. Lector in Fabula lançará a replicação do memê nos próximos dias, aqui, para vocês todos. A idéia será escrever sobre os nossos hábitos de leitura: se anotamos ou não no livro, se lemos antes de dormir, se lemos em casa ou na rua, se lemos em silêncio ou em voz alta. Aquilo que quisermos contar sobre nossas manias de leitores. E cada um tem a sua. Então, todo mundo topa participar?

5 comentários:

Amábile - Mãe de dois disse...

NELIDA CONTE COMIGO PRO MEME E PRO QUE PRECISAR ,AINDA NÃO TE MANDEI UM EMAIL SOBRE OS LIVROS QUE LI PQ FALTOU TEMPO E INSPIRAÇÃO PRA ESCREVER , MAIS TÁ NA LISTA DE PRIORIDADES
BJ

Vera Carvalho Assumpção disse...

Olá Nélida,

Ver o seu blog também me inspirou para o desafio de ler 50 livros em 2009. A idéia é fantástica!!! E, embora tenha começado um blog somente em fevereiro, estou tentando colocar nele tudo o que já li e estou lendo!
beijo grande

Vera

lilly disse...

oi!
este meme vai render
vc tem que mandar pra todos da confraria!

Patricia Canarim disse...

Nélida, é realmente impressionante o poder das redes sociais. Ainda um meio muito pouco explorado, mas quem sabe num futuro próximo seja, mas sem os excessos comerciais e publicitários. Parabéns pelo sucesso do Desafio. Quem sabe ano que vem não me arrisque.
bjs

Nelida Capela disse...

Pessoal: ainda nesta semana publico o novo memê, a nova prooposta. Obrigada a todas pela sempre querida visita!