10 de março de 2009

Zandali, do Clube da Luluzinha, indica seu 5º livro de 2009

Chego ao meu 5º livro lido em 2009: A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, uma divertida história de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. Sim, o mesmo Jostein Gaarder amigo da Sofia, aquela famosa aluna de filosofia por correspondência. Desta vez, os primos Nils e Berit Torgersen vivem em cidades diferentes da Noruega e, depois de passarem as férias juntos, inventam uma maneira muito divertida de continuar suas aventuras: um livro de correspondências... Livro de correspondência?? Na volta para a capital, Nils decide comprar um caderno de capa dura e chave para escrever um diário e se corresponder com Berit e, assim, os primos passam a contar segredos um para o outro nesse caderno, formando um “Livro de Cartas”. Tudo seria perfeito se não fosse o mistério que envolve uma certa Bibbi Bokken: uma mulher muito esquisita, que se oferece para pagar a conta de Nils na papelaria. Ela mora na mesma cidade de Berit e passa a interferir na vida dos primos. Quem seria Bibbi Bokken? Que plano mirabolante ela teria para Nils e Berit? E a biblioteca de livros ainda não escritos? O sebo em Roma? O estanho Sr. Smiley? Isto parece é um caso para a mais nova dupla de detetives da Noruega: Nils & Berit.
Em A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, o protagonista é o livro e a sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas. Um declaração e amor a este objeto mágico!
Nils: "Embora muita gente pense que são livros para criancinhas pequenas, eles são ainda mais legais quando crescemos. Eles nos fazem lembrar de coisas que já esquecemos. (...) Além disso, eles nos dão uma certa sensação de segurança no meio da confusão do mundo. E se tem uma coisa que estou precisando, é segurança. Senão vou acabar em frangalhos." (p. 97)
Berit: "Alguma vez vocês já pensaram que nós, os homens, somos os únicos seres vivos neste planeta – e talvez em todo o Universo – capazes de trocar pensamentos, sentimentos e experiências uns com os outoros?" (p. 141)
Nils: "Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. È incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos. "(p. 148)
(Texto de Zandali, do blog Clube da Luluzinha, na íntegra)
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken
Jostein Gaarder e Klaus Hagerup
Cia. das Letras. 2003. 179 páginas.

2 comentários:

lilly disse...

eu adoro o Gaarder...
li O mundo de Sofia assim que saiu, e me arrependi de todos os palavroes proferidos contra meu professor de filosofia da faculdade...
escrito daquela forma, fic tão facil entender filosofia, que hj eu resumo nisso: em filosofia está em tudo o que há na vida; se eu me faço uma pergunta (porque este lance não deu certo?) e a esta pergunta faço uma outra, já estou filosofando.
coloquei isso para uma classe de ensino medio, dando exemplos do cotidiano deles e eles adoraram.
isso me incentivou a ler mais sobre o assunto.
ahhhh li todos os livros do gaarder...só nã gostei de Um( vou lembrar o tiutlo mais tarde)
vou tentar ler este tambem.
bjs

Nelida Capela disse...

Adoro suas visitas, Lilly!