28 de abril de 2009

51ª Edição do Prêmio Jabuti

Talvez muitos não lembrem do Prêmio Jabuti, eu conheci o Jabuti nos tempos de PUC-Rio, um dos pioneiros e tradicionais prêmios de literatura do Brasil. Há tempos eu não ouvia falar dele. Pensei até que não existisse mais. Para minha grata surpresa, recebi de Cristina De Luca, hoje, uma notícia sobre o Prêmio. Está na 51ª edição. A premiação total do Jabuti 2009 é de R$ 126 mil: o primeiro lugar de cada categoria recebe R$ 3 mil (exceto o vencedor da categoria especial Tradução Francês-Português, cujo prêmio é de R$ 6 mil). Os Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção recebem R$ 30 mil cada um. Grandes autores da nossa literatura já foram agraciados com o Jabuti. Vocês sabem o que é isso? Um prêmio de cultura, de literatura especificamente, sobreviver ainda nos dias de hoje significa que muitos acreditam no poder da literatura, na esperança do escritor, na aventura do livro. Bárbaro.

Um comentário:

Ana Filipa Silva disse...

Acho interessante estes concursos e prémios, mas não sei se acredite neles. Acho-os um pouco encerrados sobre si mesmos. São praias pouco espraiadas!Quero dizer, acho que não se misturam, que não se estendem, que não chegam para além de um núcleo fechado. Já participei em alguns, de Portugal, e fico sempre com esta sensação. Pode ser deles, ou pode ser de mim!?!?! Mas ainda bem que existem.