22 de abril de 2009

Pensamentos "y otras cositas" indica A Arte de Correr na Chuva

Li o livro ano passado e há pouco, quando pensava no nome do protagonista, que percebi que não o comentei!A arte de correr na chuva foi presente de Natal da D. Idete, mãe da Vanessa, que é também um pouco minha mãe.Bom, como os outros livros que gosto, esse foi lido rapidinho, em dois dias. Comecei a leitura meio... reticente, eu diria, porque livro com cachorro, em tempos de Marley e eu me parecia uma idéia meio "roubada". Mas lá fui eu ler A arte de correr na chuva.Ao ver referências a Ayrton Senna logo no começo do livro, quase desanimei de novo. Explico: devo fazer parte do 1% da população mundial que não era fã do Senna, não via corrida de Fórmula 1 e não achava grande coisa ele ganhar corridas. No entanto, admiro sua irmã e o trabalho dela à frente do Instituto Ayrton Senna. E as referências ao piloto logo são explicadas quando a história realmente começa.Enzo é o narrador da história. É uma cão mestiço, tem alguma coisa de labrador, alguma coisa de terrier, e é escolhido por Danny - um piloto de corridas, fã de Ayrton Senna - para ser seu companheiro. Enzo é um cão diferente porque adora assistir programas do canal da National Geographic, filosofa um pouco, usando frases ouvidas de Danny ou vistas na tevê e adora assistir corridas, as disputadas pelo dono e as de Ayrton Senna, que ele considera o melhor piloto que já existiu. Danny logo se casa com Eve, têm uma filhinha... e é essa história da vida de sua família que Enzo conta, quando está no final de sua vida - e isso não é spoiler, a gente sabe que ele está doente já no primeiro capítulo.A história é terna. Pouca coisa lembra Marley e eu afinal. Em muitos momentos me emocionei: na doença de Eve e na sua vontade de viver, no amor de Danny pela esposa, pela filha e pelo seu cachorro, na adoração de Enzo pelo dono...Livro gostosinho de ler. Talvez esquecível. Mas daqueles que, quando chegamos ao fim, fechamos com o coração mais leve.
Título original: The art of racing in the rain
Autor: Garth Stein
Editora: Ediouro - Prestígio2008
(Texto de Sheila na íntegra)

2 comentários:

vida cotidiana disse...

Deve ser boa a história, fiquei com vontade de ler. Tenho uma implicância quando o livro lembra outro, parece cópia, mas vamos conferir. bjs
Eu era fã, muito fão do Ayrton Senna, eu assistia a todas as corridas.

Nelida Capela disse...

Quando vi o livro pela primeira vez, pensei "mais um sobre cães". Mas parece interessante. Vou ler depois que terminar o que comecei ontem. Revelarei minha nova leitura amanhã - passou a frente de todos.