28 de maio de 2009

Lector in Fabula indica A Pensão Eva, de Andrea Camilleri

Andrea Camilleri termina A Pensão Eva dizendo o seguinte: "Esse texto pretende ser apenas uma folga narrativa que quis tirar às vésperas dos 80 anos. Não é um relato histórico nem um conto policial, mas uma história, felizmente, inqualificável. Além do mais, acho que a leitura é menos dificultosa do que em outros romances meus. E até o título é diferente dos costumeiros."
Eu confesso que, apesar de gostar dos escritores italianos, nunca tinha conseguido ler Camilleri. Não sei a razão, mas o mundo dos livros tem desses mistérios. Simplesmente não conseguia ler nada, nem policial, nem romance histórico. Mas com A Pensão Eva foi diferente. O livro é uma delícia de ler, conta as breves memórias de um personagem, desde a pré-adolescência até o início da maioridade. As memórias são intercaladas com referências a Ariosto, Proust, Emilio Salgari, entre outros. A pensão é o lugar onde habita o imaginário do jovem que se tornará homem. É também o mundo por onde passam moças de vários cantos da Europa, trazendo suas histórias, seus dramas. O período da história é a Segunda Guerra Mundial. É impossível o leitor não imaginar a história na tela de cinema da imaginação. Momentos de alegria, descoberta, tristeza, surpresa, redenção. Descobrir A Pensão Eva foi uma grata surpresa.
Agradeço a Timbre People pela leitura, sem a insistência da Rosana e do João, eu não teria aberto este livro.

3 comentários:

Krol disse...

Sabe que eu ainda não consegui terminar de ler? E isso não tem nada a ver com a qualidade do texto, é falta de tempo da leitora mesmo. Até onde li o livro é ótimo.

A DONA DO MUNDO disse...

OLÁ NELIDA
ESTOU EM DUVIDA, DEVO POSTAR ALGO A RESPEITO DOS LIVROS QUE ANDO LENDO, OU APENAS COLOCO EM UMA LISTA?
BEIJINHO

Nelida Capela disse...

Para Dona do Mundo: não deixe de publicar as indicações no seu blog. Faça uma lista também para acompanhar as leituras, tal como faz a Paula do blog português Palavras Partilhadas.Envie para o Lector as indicações para publicarmos também. Obrigadíssima pela participação.

Para Carol: tempo...tempo...tempo. Mas não deixe de ler A Pensão Eva, é uma delícia.