31 de maio de 2009

Lendo Alice e o Mal de Alzheimer

Leio Para Sempre Alice, romance escrito por uma neurocientista e que tem como tema o Mal de Alzheimer. O que me interessou no livro é a forma como a autora, Lisa Genova, consegue, através da personagem Alice, descrever como a doença assola as pessoas. Como os sintomas precoces vão dilacerando e fragmentando a vida do paciente e dos familiares e amigos que estão em volta. A revista Época publicou uma matéria excelente, que recomendo. Não deixem de visitar também o hotsite do livro. Enquanto isso, acompanho Alice, essa nova amiga em particular. Ao final da leitura, trago mais notícias para os leitores de Lector in Fabula. Mas já posso adiantar, a leitura deste romance é uma leitura para a vida. Agradeço Natasha Cassar pela oportunidade de ler Para Sempre Alice.

12 comentários:

vida cotidiana disse...

Não li, mas já soube que é um excelente livro, até indiquei para a filha de uma paciente com Alzheimer. Linda sugestão, bjs

Nelida Capela disse...

Ana Rosa: este livro é uma leitura para a vida mesmo. Independente de qualquer coisa, todos deveriam lê-lo. A forma como ela relata a relação entre as pessoas impressiona. Aí fico avaliando como somos tão intransigentes com coisas que são bobagens perto do que realmente importa na vida. Depois conta mais.

Natasha disse...

Ah, que fofa. Olha um pedacinho do meu post it pra você. :)
Ótima leitura, Nelida. E, pessoal, não deixem de visitar o mini-site do livro. Lá tem um trecho disponível pra leitura.

Um abraço.

Keila Vieira disse...

Lançaram um filme baseado no livro também, tão aclamado quanto a obra literária...depois tente encontrar! beijos

Nelida Capela disse...

Obrigada pela informação, Keila. Eu não sabia, deve ser bárbaro.

Beta disse...

Adorei o blog. Ótimas dicas de leitura.

Voltarei sempre...

Beijocas.

Nelida Capela disse...

Seja bem-vinda, Beta!

Ana Maria disse...

Que blog maravilhoso! Vou pegar muitas dicas de livros daqui.
Estou louca para ler A Pensão de Eva.

Valéria disse...

Este livro é sobre um tema extremamente delicado, lendo o livro, mergulhamos numa doença que pouco a pouco vai desfazendo nossas memórias e afetos mais profundos. É uma leitura corajosa para quem se propõe fazê-la. Gosto muito das suas dicas de leitura.
Um Abraço.

Nelida Capela disse...

Obrigada pela visita de vocês, Valéria e Ana Maria ! De fato, ler Alice não é fácil, mas o texto é brilhantemente bem escrito e a temática atualíssima! Estamos aqui para compartilhar as leituras. Sejam bem-vindas!

Valéria disse...

Sou a Valéria de Cabo Frio, amiga da Bel. De qualquer forma, obrigada pelas boas vindas! Um abraço.

Nelida Capela disse...

Valéria: espero você aqui no Lector para contar para a gente como foi a leitura de A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batatas! Beijos!