28 de junho de 2009

Lector in Fabula indica o 10º livro de 2009

Casamento à Italiana, de Nicky Pellegrino, da Editora Prumo, me pescou pela capa e pelo prato que abre o livro : Berinjela à Parmeggiana. Antes de iniciar a leitura, fui para a cozinha preparar a berinjela. Desafiei o livro: se Nicky Pellegrino conseguisse descrever uma receita perfeitamente executável, eu poderia confiar no restante da leitura. Como escrevi no meu outro blog, o Olhar Nômade, o prato ficou perfeito! Foi servido para 5 pessoas, além de mim, que se deliciaram. Engatei a primeira e fui em frente na leitura. Eu adoro livros que criam filmes em minha cabeça. Consegui imaginar cada um dos personagens, o local onde vivem, por ondem passam. A história é sobre uma família italiana que vive um conflito com outra família italiana por motivos que só serão descobertos ao longo da leitura. Viajamos da Inglaterra dos dias de hoje para uma Itália da década de 50. Nicky descreve com delicadeza o dia a dia de jovens que foram em busca de seus sonhos numa Europa pós-guerra. O leitor é testemunha do amor que une e do orgulho que provoca exílios. Casamento à Italiana é uma leitura leve, mas intensa. Você irá rir e chorar, viver cada página e perceber que todos carregamos um pouco da história dos Martinelli e dos DeMatteo - amizade, conflito, sonhos, perseverança, obstinação, aventura. Além da descrição da paisagem italiana, o livro traz mais receitas. Eu já estou selecionando a próxima. Sem sombra de dúvida, esta foi uma leitura deliciosa, de recreio. E de vez em quando, nossa mente precisa de recreio.

4 comentários:

Rita Braune disse...

Começo minha semana amanhã lendo esse livro.
Bem-vinda Itália !!! e os casamentos !!!


beijos

Nelida Capela disse...

Você irá gostar. Boa Leitura!

Ana Filipa Silva disse...

Gostei da sua visão acerca da leitura 10 do ano 2009. Hoje, publico no Coisas Banais a minha 9.ª leitura deste ano. Passe lá, será muito bem-vinda!

Nelida Capela disse...

Adorei a visita, Ana. Lector in Fabula poderá publicar vosso comentário!