22 de setembro de 2009

Os eleitos pelos leitores no último final de semana

No último final de semana de Bienal, aqueles que não puderam ir ao RioCentro prestigiaram o livro indo visitar sua livraria preferida. Eu estava na Timbre, claro, vocês sabem disso. Meu caso de amor com a Timbre não é de hoje, vem dos tempos de universitária, aluna de Letras da PUC-Rio. Todos os meus professores, sem exceção, recomendavam visitar a Timbre: "lá você encontrará livros de verdade". E encontrava mesmo, vou dar alguns exemplos: na década de 90, alguns alunos procuravam um livro escrito por Olga Borelli sobre Clarice Lispector - uma raridade! Liguei para a Timbre, pois estava com preguiça de passar lá. O Aluizio atendeu. Fiz o meu pedido e ele disse categoricamente que não tinha o livro. Humm, eu disse para mim mesma "duvido que não tenha na Timbre um exemplar guardado para mim". Mas, como fui preguiçosa, não mereci o prêmio da informação. O que foi que eu fiz? Levantei o traseiro da cadeira e fui para o Shopping da Gávea. Entrei soberba na livraria e me enfiei na estante de Literatura Brasileira. Depois de alguns minutos, estava lá, reluzente o livro. Em outra ocasião, tempo que eu me apaixonara por Ferreira Gullar, encontrei na preciosa estante de Poesia Brasileira um exemplar de um livro pouco mencionado do Ferreira, com seu nome rabiscado na capa a mão pelo próprio autor. A família Timbre tem muitas histórias para contar, Kiki que o diga! Essas coisas mágicas só acontecem lá, pois trata-se de uma livraria viva, que pulsa, que respira. Ela é pequena, mas lá você encontra de tudo. Como arrancar de mim o amor por um lugar mágico que guarda, não para si, mas para o leitor o que há de melhor: livros e histórias? A livraria é mágica, mas o toque final está nas mãos, nos olhos atentos do leitor. Então, neste último fim de semana, os leitores elegeram A Rainha do Castelo de Ar; No teu Deserto; Estive em Lisboa e Lembrei de Você como suas leituras. Lector in Fabula tem o privilégio de repassar aos leitores a recomendação de outros leitores. De quebra, fechamos o post com a sugestão de um presente muito especial para quem gosta de arquitetura e arte: Le Corbusier Le Grand!
Se você, leitor, tem alguma história curiosa de livraria para compartilhar, envie-nos!
Siga o Twitter da Timbre e revele qual o livro que marcou a sua vida? Para seguir a Timbre no Twitter, acesse: www.twitter.com/LivrariaTimbre. Faça um cadastro rápido e acompanhe as novidades da livraria e do mundo editorial. Então, vai ficar parado aí? Mexa-se!

Nenhum comentário: