13 de setembro de 2009

Um livro ainda não comentado

A Costureira e o Cangaceiro é um livro que conta a história de duas órfãs que residem no interior de Pernambuco. Uma delas, Luzia, sofre um acidente e fica deformada, tornando-se a aberração da localidade. Num dia, cangaceiros invadem a cidade e Luzia é levada. A outra irmã, que fica na cidade, acredita que Luzia foi morta. Anos depois, a verdade é revelada durante uma viagem de navio para os Estados Unidos. Eu estava na livraria e abri uma página para ler. Não conseguir desgrudar. Confesso, há algum tempo um romance sobre o Brasil não me pesca. Este livro me lembra a atmosfera de leitura quando li O Memorial de Maria Moura, da nossa querida e saudosa Rachel de Queiroz. Fui praticamente abduzida pelo livro. A Costureira e o Cangaceiro foi escrito por Frances de Pontes Peebles, filha de brasileira casada com americano. Frances passa férias no Brasil na mesma cidade onde a trama do livro discorre. Tenho a impressão de que trata-se de um romance baseado em fatos reais. A Nova Fronteira acaba de traduzir o livro, cujo original em inglês recebeu já dois prêmios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara Nelida,
Copiei seu comentário e colei na indicação desse livro no site skoob.com.br, obviamente lhe dando o crédito fazenda a devida referência ao seu blog.
Caso não concorde, favor informar.
Abraços,

Nelida Capela disse...

Imagina! Quem agradece é o livro, e os leitores, claro!