4 de outubro de 2009

As Poderosas Rainhas : o 15º Livro de 2009

(clique na foto e assista o vídeo da autora - em inglês)
Eu sempre tive uma grande curiosidade sobre as pessoas e sempre me senti atraída por histórias que exploram a realidade da vida das pessoas. Um dos prazeres de ser uma colunista que dá conselhos é que posso perceber detalhes importantes da condição humana - Amy Dickinson
The Mighty Queens of Freeville: a Mother, a Daughter and the Town that Raised them, da jornalista americana Amy Dickinson teve seu título traduzido para As Poderosas Rainhas - Um Romance sobre a Solidariedade Feminina, pela Ediouro. Amy Dickinson escreve uma das colunas mais lidas dos Estados Unidos, chamada Ask Amy - não é à toa, posso garantir. No romance, que conta como sua família foi o suporte para o crescimento e transformação de vida, "assistimos", pois parece um filme, as cenas da vida de Amy. Isso me lembra as séries de TV que asisstia na minha infância, por exemplo, Mary Tyller Moore; Família DoReMi; A Feiticeira; Casal 20; Os Waltons; Dalas; Malu Mulher. Outra lembrança é a do filme Colcha de Retalhos, que tem no elenco Wynona Ryder, Anne Bancroft, Kate Capshaw, Maya Angelou, lembram? Amy não dá conselhos, simplesmemte conta a sua história, que poderia ser a minha ou a sua. Ela compartilha sua vida, da qual podemos tirar conclusões para a nossa, por exemplo, diante das adversidades, um pouco de humor não faz mal, ao contrário.
O livro esteve na lista dos mais vendidos do The New York Times no ano de 2009, ou seja, sua publicação é recentíssima. Para enriquecer, recomendo a leitura da entrevista, publicada no hotsite do livro.
A mensagem que eu quero passar com este livro é que estamos no nosso melhor quando nos conectamos positivamente com as pessoas em nossas vidas. Quero que as pessoas encontrem as poderosas rainhas (e reis!!!) em suas vidas, para comemorar com eles, e se relacionar com gratidão e alegria, ou, pelo menos, bom humor - Amy Dickinson
Lector in Fabula agradece Marina Braune, Marília Coelho, Lisa Curvello e Rita Braune pelas informações sobre as séries de TV mencionadas no post.

Nenhum comentário: