19 de outubro de 2009

Paula Silva, do blog Palavras Partilhadas recomenda seu 34º livro de 2009

Foi com Paula Silva, do blog português Palavras Partilhadas, que iniciamos a jornada do Desafio 50 Livros 2009, que sem sombra de dúvida continuará em 2010. Como digo e repito, o Desafio 50 Livros 2009 da Confraria dos 50 e seus componentes é, na verdade, o desafio contemporâneo de reservar um tempo para a leitura, um tempo para si. É o momento reservado para leitura e reflexão da nossa vida. Impossível ler um livro sem que este atravesse a sua vida de forma marcante. Escritores são seres humanos, de carne e osso. De sangue e lágrimas são os livros, que guardam a existência de cada ser que o escreveu. Continuamos o desafio, cada qual no seu ritmo. O mais importante é não desistir.
Abaixo, reproduzimos o post de Paula Silva sobre o livro do escritor japonês Haruki Murakami, Os Passageiros da Noite. No Brasil, este livro tem o título Após o Anoitecer, editado pela Objetiva-Alfaguara.
Texto de Paula Silva na íntegra - Li Os Passageiros da Noite de Haruki Murakami e ...
Uma vez mais, adorei este livro de Haruki Murakami, cuja escrita viciante prende-nos incondicionalmente ao percurso de um conjunto de personagens que se vão conhecendo ao longo da madrugada e que, apesar de inicialmente pouco ou nada terem a ver umas com as outras, acabam por partilhar um acontecimento comum. Mari. A protagonista. Eri. A irmã. Uma cidade-polvo. Tóquio. A noite. Os gatos. A música. O jazz. A mulher que dorme há dois meses. A noção de que o chão sol que todos pisamos pode desaparecer a qualquer momento. A melancolia de algo que se perdeu porque nunca se chegou a encontrar. O silêncio da noite ... E é precisamente a simbiose entre os nossos dias e as nossas noites que nos faz sentir um pouco mais humanos, mais reais, porque no fundo todos somos passageiros ... de uma ou outra realidade ! ;)

Nenhum comentário: