26 de dezembro de 2009

Desafio 50 Livros

Em 2009, iniciamos o Desafio 50 Livros e fundamos a Confraria dos 50. Cerca de 30 pessoas participam da Confraria - alguns dos participantes são bloggers, outros não. E isso foi muito legal: conhecer pessoas novas. Termino 2009 com a leitura de 25 livros, 50% da meta e muito satisfeita. Além dos 25 livros que li, tive acesso a muitos outros títulos e autores compartilhados pelas pessoas que fazem parte da Confraria dos 50. Ao longo do ano, percebi que políticas públicas de incentivo à leitura foram implementadas tanto em nível federal, como estadual e municipal. Nesta semana, a prefeitura de Nova Friburgo inaugurou a inédita Secretaria da Leitura. Não é o máximo? Independente da forma como o livro é apresentado, seja em papel ou arquivo digital, a leitura está em alta! Particularmente, acredito que os dois suportes possam, juntos, incentivar e criar cada vez mais leitores. Para 2010, continuaremos nosso Desafio 50 Livros. Convidamos todos a participarem e compartilharem as suas leituras!

14 comentários:

Adrianne Ogêda disse...

Quero participar da confraria! Como faço?

poetriz disse...

Eu sabia que não ia conseguir os 50, mas já postei o meu resultado. Eu li 23 livros, um a mais que o ano passado! E talvez, se der, eu chegue aos 24 até dia 31!

Bjs!

Nelida Capela disse...

Meninas: adorei os comentários de vocês.Adrianne, para entrar na Confraria basta manifestar o desejo e compartilhar suas leituras. Poetriz, o importante é tentar, nunca desistir.Parabéns por entrar e permanecer no Desafio.Desejo um maravilhoso 2010 para vocês!

Silvestre Gavinha disse...

Nelida, depois dequase um ano volto aqui a ler sobre o maravilhoso desafio dos 50. Devo dizer:te que: também não consegui cumpri-lo, mas durante todo o ano e em cada livro que pegava e lia, parcialmente ou por inteiro, o desafio estava em minha cabeça, e foi muito legal,saber-me de alguma forma, ligada a tudo isso. Mesmo como um menino pobre que observa a festa de longe sem poder participar realmente dela. A interdição foi minha. Eu sei. Uma série de razões ou não razões. Mas quem sabe, prá o ano, inicio e inscrevo uma nova história. Boas festas e um ano repleto de boas leituras, de livros e de vida.

Grande beijo
Marie.

Nelida Capela disse...

Obrigada, Marie.Sentimos a sua falta.Desejo um maravilhoso 2010, cheio de leituras!

Mom disse...

Oi Nélida,
Também foi muito bom participar! Eu consegui, cheguei a 52 livros, foi o recorde da minha vida...
Que bom que o desafio continua para o ano que vem, é sempre um incentivo. Você vai fazer um novo logo?
Grandes beijos, um feliz 2010!
Míriam

Nelida Capela disse...

Míriam!!!Parabéns pelos 52 livros!!!Quero fazer uma logo nova, sim! Em breve, aqui no Lector in Fabula, a nova logo do Desafio 50 Livros 2010.

Sabrina Vaz disse...

Nossa, por acaso achei esse blog com a mesma idéia do meu! Enfim, compartilhemo-na!

Feliz Ano Novo!

"Olá! Estou lançando uma campanha lá no meu blog para os leitores compulsivos! O desafio é ler 50 livros em um ano! Caso queria participar ou gostou da idéia, ajude a divulgar, por favor!
Desde já, obrigada!
Plaquinha da campanha:
http://3.bp.blogspot.com/_iwUTfG-Dolo/Sze2-xZyFEI/AAAAAAAAAZ8/1LLSrE6qLFc/s1600-h/CAMPANHA502,5.jpg
É isso bye bye!"

Paula disse...

Por um grande acaso que nem sei explicar entrei nesse blog e adorei o desafio. Acredito que 50 não seja uma meta mto simples mas o que importa é a vontade e o caminho .
Em 2010 estou dentro do desafio.
Bjs ,
Paula

Marcos Ferraz disse...

Olá, Nelida e demais amigos.
Por razões de toda sorte, não consegui cumpri o desafio. Na verdade, como fiquei sabendo do Desafio dos 50 Livros somente na metade do ano, me impus a meta de ler 25. Mas só consegui ler 10...
Para 2010 vou tentar bater a meta dos 50. Já fiz a lista com 40 livros, sendo que para cada 4 que eu ler, vou pegar um quinto das indicações que saírem aqui no blog, completando assim os 50.
Abraços,

Anônimo disse...

Esse ano eu vou participar,hein!!!!
Quero entrar nesse desafio maravilhoso também.

Boas Férias e que venham as leituras, sempre!!!!

Rosi Flôr

Marcos Ferraz disse...

Nelida e amigos,
O ano já começou e já fiz a minha lista. Coloco aqui a minha programação de leitura para janeiro: 1) Fora de órbita (Woody Allen); 2) Ética na nova ordem mundial (Fátima Ferraz); O recurso (John Grisham); 4) Um otimista incorrigível (Michael J. Fox).
A bem da verdade, já li o primeiro nestes dois primeiros dias do ano. Se for assim o ano todo, baterei a meta. Abraços para todos.

Cristiane Parente disse...

Oi Nelida!
Já me sinto na Confraria. Só me passa como "oficializar".
Vou encarar o desafio dos 50.
E como a Paula disse, o importante é o caminho, a vontade.
Beijo carinhoso em todos os novos colegas que passarei a conhecer por aqui.
Cristiane Parente
culturamidiaeducacao.blogspot.com

Val disse...

Oi Nelida!
Este desafio foi maravilhoso pra minha vida, que apos ter minha filha não encontrava tempo p/ ler, que é uma das coisas que mais amo fazer... então iniciei o projeto, e consegui ler 35 livros, achei tempo p/ retornar a ler, e nos ultimos anos não passava de 05, já tenho mais de 10 me esperando novinhos, e estou acabando meu 1º de 2010...muito Obrigado pelo incentivo, vou postar no meu Blog (que esta meio abandonado por falta de tempo) todos os titulos mas já destaco dois dos quais mais gostei: "Ostra feliz não faz perola!" de Rubens Alves, e "Ciumes - O medo da Perda" de Ricardo Ferreira...muito bom !

Feliz 2010 !!!!

Abç´s
Val