28 de novembro de 2009

As Aventuras de Babá

Nesta semana que está acabando, conheci Maria Eugênia. Uma surpresa boa foi conhecer Babá pela leitura do livro que Eugênia escreveu para os netos. O livro conta as aventuras de Basílio e seus amigos. As ilustrações são lindíssimas, feitas por Rozzi Dominggues. A impressão que a gente tem, vendo as ilustrações, é que Babá, ou Basílio, está vivinho ali nas páginas, posso jurar que as orelhas balançam para lá e para cá quando olho para elas. A parte "Babá, o Teimoso" me arrancou gargalhadas. Babá, o Bassê Engraçado e sua Turma mantém viva a história desse BassetHound que se foi com 16 anos bem vividos. O livro não é encontrado nas livrarias, uma pena...mas, se quiserem conhecer as aventuras de Babá, posso informar o contato de Maria Eugênia, basta publicar um comentário aqui no Lector in Fabula ou enviar a solicitação via Twitter no @NelidaCapela. Obrigada Maria Eugênia pelo presente!

25 de novembro de 2009

Talhos e Retalhos indica a leitura de Sidarta

(Texto de Keyla Vieira na íntegra)
Sidarta de Hermann Hesse é um dos primeiros livros a tratar da cultura oriental. Antes mesmo da coisa entrar na moda. É um relato de suas impressões durante uma viagem à Índia durante 1922 e foi Siddhartha Gautama, uma figura extremamente popular indiana. Um personagem livre que foi atras dos ensinamentos do mundo e, então, ser conhecido mundialmente como Buda, ao manter-se fiel a sua verve e, ao mesmo tempo, conhecer aspectos de seu arredor, como a paixão. Logo, pelo autor ser alemão, há também uma comparação com o depressivo mundo ocidental com o seu individualismo egoísta e propostas iluministas. Sempre fiel também às características do romance em uma era folhetinesca. Estou lendo Hermann Hesse por causa de meu pai, que tanto me falou sobre o escritor. Não porque ele é ganhador do Nobel - embora seja só uma brincadeira mesmo, sempre vale a pena experimentar os contemplados. Apesar de que é necessário rever a credibilidade do prêmio, já que Obama ganhou o da paz. Mas, meu pai disse que lia um atrás do outro quando era mais novo. E eu ainda não o conhecia. Enquanto morava na Irlanda o procurei várias vezes, mas não achava nenhuma edição na coleção Penguin - grupo que infelizmente apenas atende ao UK e suas ex-colônias. Mas, o que me surpreendeu no Brasil é que a Saraiva busca o público "cult" brasileiro. Lança coleções de clássicos do cinema em DVD e também promove a indicação de obras da literatura que devem ser lidas. Então, ao lado do Sidarta entramos também o "A Peste" do Albert Camus.

22 de novembro de 2009

Leituras

Leituras do Momento: Força Estranha, de Nelson Motta e O Símbolo Perdido, de Dan Brown. Ambos os livros fazem parte da Sugestões de Natal da Livraria Timbre.

21 de novembro de 2009

O Negócio do Livro

A Escola do Livro, com apoio do Observatório do Livro e da Leitura, promove, no próximo dia 27 de novembro, o “Fórum BNDES e Investimentos no Negócio do Livro”. O evento acontecerá no auditório da Câmara Brasileira do Livro, das 9h30 às 13h. O encontro, direcionado aos sócios, diretores e gerentes das áreas administrativo-financeiras de editoras e livrarias, tem como foco expor aos executivos do mercado editorial as alternativas de financiamento, que serão apresentadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com custos inferiores aos praticados pelo mercado financeiro e mais vantajosos do que as linhas tradicionais do próprio banco, como o BNDES ProLivro, criado em 2004. Os interessados em participar devem entrar em contato com a CBL pelo telefone 11 3069 1300 ramal 102 ou email através do e-mail escoladolivro@cbl.org.br.
Fonte: PublisNews

20 de novembro de 2009

Dica de Natal (1)

Adorei a idéia deste livro, acho que será um ótimo presente de Natal.
Texto da Editora Paz e Terra na íntegra:
Para quem já se perguntou como seria jantar na companhia de Franz Kafka, Jane Austen ou Raymond Chandler, esta é a chance de descobrir. Escrito e ilustrado por Mark Crick, A Sopa de Kafka é a história da literatura mundial em 14 receitas. O preparo dos pratos parodia o estilo de escritores da literatura universal, de Homero a Irvine Welsh. Crick escolheu cuidadosamente seus ingredientes literários e marinou tudo em ironia, adicionando generosas colheradas de humor ao apresentar receitas originais como o Cordeiro à la Raymond Chandler, o Tiramisu à moda Proust, os Ovos com Estragão de Jane Austen e a Sopa Rápida de Missô à la Franz Kafka. As divertidas ilustrações levam a assinatura de Crick e são também paródias inusitadas - de Andy Warhol, William Hogarth, Jean Cocteau, Vincent van Gogh e Henry Moore - dando o toque final a essa rara iguaria. Elaborados para deliciar os amantes dos livros e da culinária, os pastiches literários de Crick são um brinde aos gourmets literários internacionais.

19 de novembro de 2009

Elizabeth Kostova Foundation

Há muito tempo atrás, o que eu lia de histórias de vampiro eram os romances de Bram Stoker e Anne Rice. Ambos, escritores hábeis que encantavam o público a cada diferente período da cultura humana. E não me venham dizer que histórias de vampiro fazem parte da baixa ou da alta cultura - termos discutidos na academia há muitos anos atrás...ou ainda hoje discutem isso? Quem mais recentemente me encantou com uma boa história de vampiro foi Elizabeth Kostova, com o romance O Historiador, lançado no Brasil em 2005 pela editora Suma de Letras. Escrevi sobre ele quando o li. O romance é um mix de Anne Rice com Umberto Eco, uma leitura deliciosa, com suspense e muito cultura da europa oriental. É também uma viagem ao Egito, à Turquia, à Hungria, Bulgaria. Um livro bem escrito, bem traduzido, que liderou a lista dos mais vendidos do The New York Time por 16 semanas, além de ter seus direitos comprados pela Sony. Eu ainda não li Stephenie Meyer e também não assisti aos filmes. Ainda não deu tempo. Mas, lembrada do romance por Carolina Pinho, aproveito a ocasião dos vampiros para indicar a leitura de O Historiador. Elizabeth Kostova, além de dar aulas e ser autora deste romance, é também responsável por uma fundação que apóia iniciativas literárias, traduções e autores búlgaros. Conheça a Elizabeth Kostova Foundation.

18 de novembro de 2009

Encontre O Símbolo Perdido no Brasil

Em 2 dias inicia a campanha promocional do lançamento do mais recente livro de Dan Brown, autor de O Código Da Vinci, no Brasil. Sem sombra de dúvida, trata-se de algo inédito no mercado editorial brasileiro. Entre no hotsite de O Símbolo Perdido e saiba como participar dessa aventura.

16 de novembro de 2009

Jornalismo On-Line na Livraria Timbre

O assunto está na ordem do dia e a Editora PUC-Rio lança o livro dos autores Adriana Braga, António Fidalgo, Carla Rodrigues, Carlos Castilho, Fábio Henrique Pereira, Francisco Fialho, João Canavilhas, Leonel Aguiar, Marcelo Kischinhevsky, Pedro Dória, Suzana Barbosa e Thaïs de Mendonça Jorge. Para quem é da área, Jornalismo On-Line Modos de Fazer chega em excelente hora! Confira, nesta terça-feira!

15 de novembro de 2009

Carolina Pinho escreve para Lector in Fabula e fala sobre as mais recentes leituras do Desafio 50 Livros 2009

(Clique nas imagens e veja a edição em detalhe)
Esse é um post para falar não só de um livro e sim da saga em cinco volumes criada por Rick Riordan. A idéia básica é simples: os Deuses do Olimpo existem e seus filhos, os semideuses, vivem entre nós e são constantemente ameaçados por monstros mitológicos A história é contada por um desses semideuses, o Percy Jackson, e cada livro conta um verão na vida dele, começando quando ele tem 12 anos e descobre que é um semideus e vai até seus 16 anos. Você que é familiarizado com sagas juvenis deve estar encontrando muitas semelhanças com uma outra saga super popular, a de um certo Harry Potter. Sua avaliação não está errada, as semelhanças existem, mas isso não compromete a diversão que é ler as aventuras de Percy. Colocar a mitologia grega em meio as desventuras de adolescentes que lutam para salvar o mundo foi um achado de Riordan. Está tudo lá, os Deuses e seus desentendimentos, os titãs, os ciclopes, os heróis, os monstros, enfim tudo que faz da mitologia grega um assunto tão fascinante. Os cinco livros são ótimos, mostram a evolução dos personagens e, mesmo que tenha um quê de romance entre os adolescentes, Riordian não perde muito tempo com isso, o negócio dessa saga é mesmo a aventura e os trabalhos realizados por Percy, Annabeth e Grover. Em 2010 o primeiro dos livros, "O Ladrão de Raios", chega ao cinema pelas mãos de Chris Columbus (http://www.percyjacksonthemovie.com/). Rick Riordian já anunciou que sua próxima saga será baseada nos egípcios e chega as livrarias americanas em maio do próximo ano, tem bastante potencial. Aqui no Brasil os livros são editados pela Intrínseca e só os três primeiros livros ("Ladrão de Raios", "Mar de Monstros" e "A Maldição do Titã") foram lançados até agora. Eu li os cinco volumes em inglês e a compra deles merece uma menção. Fiz a compra pela Amazon, uma caixa com todos os livros com capa dura, custou os incríveis R$ 100,00. Isso mesmo, uma caixa com 5 livros com taxa de envio dos EUA custou mais barato do que comprar toda a saga no Brasil. Se isso já não bastasse a caixa mostra um capricho da editora com os fãs, bem diferente das caixas que são vendidas aqui no Brasil que são só um invólucro bem mais ou menos. Não sei se serve como incentivo aos que participam do Desafio dos 50, mas esses foram os livros 37, 38, 39, 40 e 41 da minha lista nesse ano.
(Texto de Carolina Pinho na íntegra)
(Especialmente para os leitores do Lector in Fabula)

12 de novembro de 2009

Sándor Márai...

acaba de chegar à Livraria Timbre. Adoro este autor húngaro, que teve uma vida interessante. Até no Brasil ele esteve, para escrever sobre Antonio Conselheiro e Canudos. Dele já li As Brasas e tenho vontade de ler Veredicto em Canudos. Este livro será uma das Sugestões de Natal.

9 de novembro de 2009

Acontece nesta semana

Do mesmo autor de O Caçador de Andróides

Como muitos dos primeiros trabalhos de Philip K. Dick, Vozes da rua foi considerado inadequado para publicação quando foi apresentado aos editores. Escrito no começo dos anos 1950, o livro permaneceu inédito por mais de 50 anos, sendo lançado nos Estados Unidos somente em janeiro de 2007. O romance revela um lado de sua obra até então pouco conhecido do grande público. Normalmente associado à ficção científica, o autor de O caçador de andróides e O homem duplo, ambos publicados no Brasil pela Rocco, se debruça sobre o seu tempo e se mostra um escritor crítico e irônico do cotidiano. Neste romance, o personagem principal é Stuart Hadley, um jovem nascido para o sucesso. Bonito, educado, com uma jovem esposa grávida e devotada, Hadley tem uma carreira ascendente, de vendedor a gerente em uma loja de eletrônicos, mas ainda assim deseja mais. Porém, não consegue descobrir o que quer. Essa crise existencial, o leva a se envolver com o culto à Sociedade das Sentinelas de Jesus, liderada pelo carismático Theodore Beckheim. O flerte de Stuart com o movimento afasta o jovem cada vez mais da sua plácida vida de classe média e cria uma sinistra associação com a misteriosa Marsha Frazier. Hadley então se revela um jovem irritado, um artista, um sonhador, um depressivo que tenta preencher o vazio que o angustia com bebidas, sexo e fanatismo religioso. Mas nada disso parece satisfazê-lo plenamente, o que o deixa ainda mais furioso, e ele passa a reagir ao amor de sua esposa e à amizade e gentileza de seu patrão com medo e ansiedade. Quase 25 anos após sua morte, Philip K. Dick continua prendendo a atenção de milhões de leitores em todo o mundo. Com seu impecável olho para detalhe, o autor cria uma obra repleta de referências ao ambiente social, às atitudes políticas e às contradições do dia a dia, ilustrando de maneira brilhante um importante período de transição da cultura americana ao acompanhar a descida de Stuart Hadley rumo à depressão e à loucura. (Texto do site da Editora Rocco)

8 de novembro de 2009

Kindle em Laranjeiras, Rio de Janeiro

Sábado: estava tomando uma soda italiana de tangerina, no Café Maya, em Laranjeiras, quando sentou o moço ao lado para lanchar e ler seu livro...no kindle ! Momento registrado por Rita Braune em seu Nokia85.

6 de novembro de 2009

140 caracteres de @carpinejar

"Quando não sabemos como falar um assunto é certo que contaremos do pior jeito" - Que tal dar um Follow em @carpinejar ?

Livro de Carpinejar foi escrito no Twitter

Acaba de chegar à Livraria Timbre o recente livro de Fabricio Carpinejar. Detalhe: todo escrito no Twitter. Bárbaro, não? Olha a Twitteratura de qualidade aí... Sucesso para Carpinejar e parabéns para a editora Betrand Brasil. Para ser um Follower do Carpinejar, acesse: www.twitter.com/carpinejar. Aproveite e seja um Follower da Livraria Timbre, tenha acesso às novidades e outros acontecimentos do mundo literário. Clique no www.twitter.com/livrariatimbre.

5 de novembro de 2009

Novo livro de Dan Brown será lançado ainda em Novembro

Já saiu lá fora e fez o maior sucesso. A Editora Sextante antecipou o lançamento e ainda em novembro o novo livro de Dan Brown chegará às livrarias. Visite o hotsite do livro e saiba mais.

4 de novembro de 2009

Da série 1001

A Editora Sextante edita no Brasil a série 1001...Filmes, Discos, Comidas, entre outros, 1001 Dias que Abalaram o Mundo. Na Antologia de fatos, informações sobre os mais variados assuntos: política, economia, guerras, literatura, cultura em geral e muito mais. Lector in Fabula recomenda!