28 de dezembro de 2009

Um curto espaço de férias!

Lector in Fabula pega a estrada nesta semana. Vamos para o campo. Voltamos no dia 4 de janeiro, com o Desafio 50 Livros 2010, nova logo e leituras. Desejamos boa passagem de ano para todos! Até a volta!

26 de dezembro de 2009

Desafio 50 Livros

Em 2009, iniciamos o Desafio 50 Livros e fundamos a Confraria dos 50. Cerca de 30 pessoas participam da Confraria - alguns dos participantes são bloggers, outros não. E isso foi muito legal: conhecer pessoas novas. Termino 2009 com a leitura de 25 livros, 50% da meta e muito satisfeita. Além dos 25 livros que li, tive acesso a muitos outros títulos e autores compartilhados pelas pessoas que fazem parte da Confraria dos 50. Ao longo do ano, percebi que políticas públicas de incentivo à leitura foram implementadas tanto em nível federal, como estadual e municipal. Nesta semana, a prefeitura de Nova Friburgo inaugurou a inédita Secretaria da Leitura. Não é o máximo? Independente da forma como o livro é apresentado, seja em papel ou arquivo digital, a leitura está em alta! Particularmente, acredito que os dois suportes possam, juntos, incentivar e criar cada vez mais leitores. Para 2010, continuaremos nosso Desafio 50 Livros. Convidamos todos a participarem e compartilharem as suas leituras!

21 de dezembro de 2009

Final de Ano com muitos autores nacionais

As editoras brasileiras fizeram algo muito interessante (e inteligente) este ano: brindaram os leitores com lançamentos dos melhores autores nacionais. Isso facilita e muito a escolha na hora de comprar o presente de natal. A chance de escolher o mesmo livro de presente diminui com a variedade de títulos. Vamos lá, temos lançamentos de Luiz Alfredo Garcia-Roza, Luis Fernando Veríssimo, Rubem Fonseca, Danuza Leão, Nelson Motta, João Ubaldo Ribeiro, Edney Silvestre. Corra para a sua livraria preferida e ajude a colocar pelo menos um livro na árvore de natal, seja ela da sua casa ou na casa das pessoas que você gosta. Este ano é o ano de Natal com Livros!

15 de dezembro de 2009

Um Presente Diferente

Criação de Mariana Dantas. Garanto, as combinações de Mari fazem sucesso. São diversos títulos de livros, rótulos de vinhos e guloseimas, arrumados em uma embalagem super especial. Escolha a sua e encomende já! Não deixe para a última hora. Contatos com Flavia - 78207254 e Mariana - 81231109. As meninas entregam na Zona Zul do Rio de Janeiro.

14 de dezembro de 2009

Fazendo a Lista de Natal

Livraria Timbre publica mais uma edição de suas Sugestões de Natal. Livros para todos os gostos. Visite a livraria e encontre o presente perfeito! Se estiver sem tempo, ligue e consulte a grade de entregas.

12 de dezembro de 2009

The Beatles - A história por trás de todas as canções

São 208 músicas gravadas pelos artistas mais influentes do século XX. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. Em cerca de 380 páginas e mais de 100 ilustrações em cores, a edição reúne a gênese das canções mais importantes do cenário musical internacional. O que o jornalista, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em The Beatles – a história por trás de todas as canções não é apenas explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e quais episódios as inspiraram: de frases do dia-a-dia até notícias de canto de uma página de jornal. Fonte: Site da Editora Cosac&Naify

11 de dezembro de 2009

10 de dezembro de 2009

Carlos Drummond de Andrade

Vocação para a Felicidade

Não escreverei versos chorosos cantando tristezas infinitas, amores impossíveis, saudades dolorosas, paixões trágicas e não correspondidas. Tenho a vocação para a felicidade. Ser feliz não me traz sentimento de culpa. Não preciso da tristeza para justificar a inutilidade da vida. Não preciso morrer e ir ao céu para encontrar a felicidade. Quero-a e tenho-a neste espaço terreno do aqui e do agora. A felicidade, tal e qual, o amor, está dentro de mim, e transborda em ternuras, em melodias, em carinhos, em alegrias, em cantos e encantos. Sou feliz e não preciso me justificar. Sorrio sem ver passarinho verde. Não tenho medo de ser feliz. Faço minha estrela brilhar sem receio dos encontros, desencontros, encantos e desencantos que o amor me diz sem Contrariedades? Eu as tenho! E quem não as tem na vida secular? Escassez de dinheiro? Nem é bom falar. Amores não correspondidos? Separações? Rejeições? Saudades incuráveis?Carinhos reprimidos, ternuras guardadas, sem a contra parte do outro? Eu tenho aos montões. Sou o rei das perdas necessárias ao meu crescimento. Contudo quem não soube a sombra não sabe a luz. E num livro de matemática existencial juntei todos esses problemas insolúveis, com as respostas nas últimas páginas. Mas pra que me debruçar sobre eles, procurando a solução se a própria vida me conduz a resposta final? Sem medo de ser feliz, vou por aqui e por ali... Por onde os caminhos, as trilhas, os atalhos me levarem, traçando meu rumo. Às vezes com alguma tristeza. Mas quem disse que felicidade é o contrário de tristeza?Tristeza é só uma momentânea falta de alegria! É, amigo, amanhã é sempre um novo dia, e quando a infelicidade passar por aqui, minhas malas estarão prontas para eu ir por ali.

PS: Texto enviado por Magaly Braune.

7 de dezembro de 2009

Encomenda de Babá o Basse Engraçado e sua Turma

Já tenho quatro encomendas de Babá o Basse Engraçado e sua Turma. Escrito por Maria Eugênia Corrêa Lima, o livro é um excelente presente para crianças e adultos que gostam de cães. Esta é uma das dicas do Lector in Fabula para este Natal. Caso queiram encomendar, o livro custa R$15,00 - fora as despesas de remessa. Basta deixar um comentário para providenciarmos o envio.

Sugestões da Natal da Livraria Timbre

Natal é sempre a mesma coisa: correria. Por isso, publico aqui as "Sugestões de Natal" da Livraria Timbre. Se quiser saber mais dos lançamentos que estão chegando à livraria, faça uma visita ou acompanhe no Twitter @LivrarariaTimbre. Se estiver sem tempo, ligue para lá e reserve os seus livros. Lector in Fabula assina embaixo!

5 de dezembro de 2009

Nova Edição de Alice no País das Maravilhas

Para lançar a nova edição de Alice no País das Maravilhas - BELÍSSIMA! -, com tradução de Nicolau Sevcenko e ilustrações de Luiz Zerbini, a editora Cosac&Naify lança o jogo da Alice. Tente aqui! Enquanto isso, aguardamos a chegada da edição do colecionador, que terá capa diferenciada, papel especial e caixa com layout de baralho. Belo presente de Natal! Em breve, na minha livraria preferida: a Timbre!

4 de dezembro de 2009

Guia de Cervejas

Reparei que estão sendo publicados vários guias de degustação de cerveja. Eu já tenho o meu preferido: o Guia Ilustrado Zahar Cerveja. Já falei do guia antes, mas reforço, o guia se destaca pela forma como apresenta as marcas, a harmonização com diferentes pratos, informações culturais de cada país e região e a descrição da degustação. Uma delícia! E o tamanho é ótimo, dá para carregar na bolsa. Fica aqui uma dica de presente de natal.

1 de dezembro de 2009

Desafio 50 Livros 2009

Estamos há um mês de entrar em um novo ano, com renovação de projetos, desafios, realizações. Que tal fazer um levantamento do nosso Desafio 50 Livros 2009?
Conte quantos livros você leu, qual deles mais te tocou, comente os fatos mais interessantes do mundo da leitura neste 2009, o que você achou do Prêmio Nobel Literatura, quantas livrarias conheceu, quantos leitores entraram em sua vida, quantos novos autores estão em sua estante. Enfim, faça um balanço não só da quantidade de livros lidos, mas principalmente da qualidade de vida que este desafio pôde oferecer. lembre-se: o maior desafio não é os 50 livros, mas o tempo que você reserva para você mesmo(a), tendo como suporte o aprazível hábito da leitura.
Então, Lector in Fabula aguarda as novidades dos associados(as) à Confraria dos 50! Não deixe de participar e compartilhe a sua aventura literária.

Julie e Julia: leia o livro e assista o filme

Eu ainda não li o livro, mas o filme é uma delícia! Não deixe de assistir. Abaixo segue o texto da Editora Record na íntegra: Neste delicioso livro de memórias, best seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (prêmio dedicado a livros baseados em blogs), a americana Julie Powell relata as aventuras e mazelas de uma divertida experiência gastronômica que transformou sua vida e rendeu um dos blogs de maior sucesso na internet. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego medíocre e sem perspectivas, e sufocada pela pressão crescente para que tenha um bebê, Julie está em crise, e sente-se incapaz de achar um rumo diferente para sua vida. As coisas não parecem favoráveis, especialmente quando ela se vê obrigada a mudar para uma quitinete que prefere chamar de “loft” em um bairro afastado, longe do trabalho e dos amigos. Entretanto, a solução aparece durante uma visita à casa de sua mãe. Sentada na cozinha, pensando em uma saída para sua vida, ela se depara com um antigo livro de receitas: Mastering the Art of French Cooking, clássico da cozinheira Julia Child. Ao folheá-lo, surge a ideia que pode transformar o rumo das coisas: Julie decide preparar a primeira receita do livro que introduziu a culinária francesa no cotidiano das famílias americanas. No entanto, ela não poderia imaginar onde essa despretensiosa experiência gastronômica iria parar. Convencida pelo marido, Julie decide dar início ao Projeto Julie/Julia, no qual deve encarar o desafio de executar todas as 524 receitas do livro de Julia Child no prazo de um ano. Para relatar o feito, descreve suas experiências em um blog para uma platéia faminta por suas palavras, que misturam ingredientes e histórias de vida. Assim, acaba criando um dos blogs de culinária mais acessados da web, e descobrindo a vocação de escritora. Neste livro de memórias, acompanhamos uma lição saborosa entre risos, lágrimas e vexames, onde Julie Powell mostra seu talento incontestável de se conectar com os leitores e comprova porque seu blog tornou-se tamanho sucesso. A autora ainda recria trechos ficcionais da vida de Julia Child e de seu marido, Paul, passada principalmente nos anos 1940 e 50, inspirados em acontecimentos descritos em diários e cartas dos dois e na biografia da cozinheira. Julie & Julia foi adaptado para as telonas com Meryl Streep e Amy Adams no elenco e direção de Nora Ephron, roteirista de Harry e Sally e diretora de Mensagem para você. PS: Para ler mais sobre o filme, veja o post no Olhar Nômade.