23 de abril de 2010

Shopping no Espírito Santo promove Concurso de Twitteratura

Você é capaz de contar uma história em até 140 caracteres? Depois do sucesso da primeira edição do Festival de Twitteratura no Shopping Praia da Costa, com cerca de 300 nanocontos recebidos, o Grupo Sá Cavalcante realiza o II Festival de Twitteratura do Shopping Praia da Costa. O concurso, que reúne criatividade, cultura, humor e, claro, literatura tem ganhado cada vez mais adeptos. A exemplo do Shopping Praia da Costa, a Academia Brasileira de Letras que também se rendeu ao Twitter e criou um concurso semelhante.

A segunda edição da Twitteratura capixaba começou no dia 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 1 ano do twitter do Shopping Praia da Costa (@shoppingpcosta). O nanoconto vencedor vai levar pra casa um roteador wireless, o segundo colocado uma webcam, e o terceiro um pendrive de 4GB.

Compondo o corpo de jurados estão a cantora e poetisa Elisa Lucinda, a professora universitária e mestre em estudos literários Darcilia Moysés e o jornalista Caê Guimarães que realiza pesquisas literárias desde 1994.

A twitteratura é divertida e exige intensidade e rapidez de raciocínio, uma vez que critérios difíceis de serem estabelecidos como coesão, coerência e enredo devem ser inseridos em um espaço reduzido. E cortar palavras não é tarefa fácil (que o digam os jornalistas!). O resultado é sempre satisfatório, pois pode-se medir o grau de criatividade e observar as diferentes variações sobre as percepções de cada um da sociedade. Ainda vale destacar que o humor é parte integrante da nova onda, pois, ainda que seja escrita uma história triste, é interessante observar o poder criativo dos participantes.

Para finalizar, vamos testar escrevendo em 140 caracteres: conte as palavras, aperte os espaços e bote a mente para funcionar. Uma história bem contada em até 140 caracteres não deve ser tão difícil.

2ª Twitteratura Shopping Praia da Costa

Envio dos nanocontos: até 30/04

Resultado: 06/05

Entrega da premiação: 07/05

Acesse o Regulamento do 2º Twitteratura do Praia da Costa

Fonte: Karina Porto Firme - Grupo Sá Cavalcante

Nenhum comentário: