31 de janeiro de 2010

Alejo Carpentier: Mais presente do que nunca na novela O Reino deste Mundo

Com a catástrofe natural, e da civilização, que aconteceu e acontece no Haiti, fiquei muito curiosa em conhecer um pouco mais da história e cultura do país caribenho. Já li sobre a República Dominicana no maravilhoso romance de Mario Vargas Llosa, A Festa do Bode. Agora, descubro o livro de Alejo Carpentier, O Reino deste Mundo, escrito em 1948 e agora com edição pela editora Martins Fontes. Gostei muita da capa e contracapa. Li em uma tarde - contrariando um pouco do trabalho com os livros que estão com leitura em progresso. Confesso que eu tinha implicância com Alejo, uma vez que tive dificuldade em ler Concerto Barroco. Muito interessante a narrativa de ritmo ligeiro, rica em imagens e de momentos de realismo fantástico, com o fundo histórico todo caracterizado na trama. Recomendo a leitura, além de informativa e reveladora, muito prazeirosa! Para saber mais do livro, clique aqui para chegar à página do livro no site da editora Martins Fontes.

24 de janeiro de 2010

Lector in Fabula chega aos 100 Seguidores

Chegamos aos 100 Seguidores! Agradeço a cada um de vocês que clicou no botão "seguir" para ser informado de cada novo post publicado.

Leitura de uma tacada só: A Estrada

A Estrada, publicado no Brasil pela editora Alfaguara, em 2008, é o romance que deu a Cormac McCarthy o famoso e respeitado Prêmio Pulitzer, na edição de 2006. O romance foi adaptado para o cinema, mas eu ainda não assisti. Após a leitura relâmpago, fiquei com muita vontade de ver o filme. Abaixo você poderá ver o trailer. A narrativa, quase apocalíptica, se passa num futuro devastado. Não sabemos o ano, nem o que acontece à humanidade e ao planeta. Isso pouco importa. Sobre o planeta, pouca coisa resta. O pó turva a esperança dos seres ainda viventes. O frio mata qualquer possibilidade de renascimento. Pai e filho vagam pela estrada, donos do nada, num destino incerto. A certeza reside apenas na fé que os personagens guardam para a vida e nos laços que unem pai e filho. Nunca tinha lido este autor americano e digo que a prosa de McCarthy é excelente, precisa, madura. A Estrada é um romance sobre a fragilidade da humanidade em ruínas. É também um romance sobre a esperança. Li o livro em 3 janelas de leitura, ou seja, simplesmente não conseguia soltá-lo. Oficialmente, é o primeiro livro lido de 2010. E continuamos o Desafio 50 Livros.

23 de janeiro de 2010

Desafio 50 Livros 2010 - Primeiras Leituras

Começo o Desafio 50 Livros 2010 com duas leituras para trabalho, ambos títulos publicados pela editora Casa da Palavra, que editou uma coleção chamada Livros sobre Livros, confira. Devo confessar: que trabalho mais prazeiroso este!

21 de janeiro de 2010

Site da Shakespeare and Company

Essa é a home do site de uma das livrarias
mais prestigiadas do mundo.
Fica em Paris.
Para acessar o site, clique na vitrine acima.

20 de janeiro de 2010

Começa o Desafio 50 Livros 2010

O Lector in Fabula ganhou de presente de Mom, do Blog Esvaziando a Prateleira, o selo para a campanha Desafio 50 Livros 2010. A imagem do selo é uma leitura da pintura de Jonathan Burton.
Todos da Confraria dos 50 poderão baixar a imagem e anexar em seus blogs para divulgar a idéia. Quem já tiver leituras concluídas, por favor, informe para que possamos compartilhar as leituras com outros leitores.
Para 2010 teremos novas propostas. Uma delas será um encontro presencial dos participantes da Confraria dos 50, num fórum que englobará os rumos da leitura, as novas formas de divulgação do livros e outras questões que os participantes poderão sugerir. Outra idéia para mobilizar os atuais participantes e convidar outros novos será abrir um Twitter específico para o Desafio 50 Livros. Preciso de sugestões de nome para o Twitter. Mais alguma idéia - compartilhe para que ela se torne real.
Agradeço Mom e Rita Braune que tão delicadamente ajudaram no selo e na montagem da imagem do novo cabeçalho do Blog Lector in Fabula.
Vamos aos 50 Livros ?

18 de janeiro de 2010

A Melhor Leitura de 2009 para o blog Lector in Fabula

Como disse anteriormente, há tempos eu não lia um romance de verdade, daqueles do tipo que escreveram Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos, e que revelam tanto sobre a natureza humana e a história do nosso país. Por isso, Lector in Fabula elege A Costureira e o Cangaceiro, de Frances de Pontes Peebles, a Melhor Leitura de 2009. Para conhecer a escritora da obra e os bastidores da ficção, veja a entrevista concedida ao programa Espaço Aberto Literatura. Caso não consiga abrir o vídeo, clique aqui.

17 de janeiro de 2010

Ana Filipa, do blog Coisas Banais, fala sobre a Confraria dos 50 e o Desafio 50 Livros

Para mim, o blog Lector in Fabula - O Mundo dos Leitoresé uma referência na blogosfera de como se pode promover a leitura e os livros de um modo simples, organizado e eficaz. Através deste site, mas em particular da iniciativaConfraria dos 50 ganhei novo fôlego para a descoberta maravilhosa e quase quase diária de ler um livro. Sim, porque ler, eu leio sempre. Ora leio blogues, ora leio textos da escola, ora leio... bem, leio. Mas desde há alguns anos a esta parte que tinha perdido o ritmo para a leitura de livros, em papel. Sim, eu não sou muito adepta de levar o computador para a cama - local aliás onde me sabe muito bem ler. Assim, acabei 2009 com 17 livros lidos até ao final, e 19 começados, mas que ainda se encontram por chegar ao final da linha final. Para além destes números, acrescenta-se que ainda muitos mais livros povoam as minhas prateleiras e o meu desejo de ler. Tanto assim é que na segunda semana de Janeiro, já conto com dois livros lidos - sobre os quais escreverei em breve neste mesmo espaço: "Português Suave", de Margarida Rebelo Pinto e "Não Há Famílias Perfeitas - Mulheres, Mães e Desabafos", de Marta Gautier. Assim, só me resta dar de novo e mais uma vez (porque nunca é demais!) os Parabéns! à dinamização do Lector in Fabula e ficar a aguardar pela abertura da Confraria de 2010.

Post de Ana Filipa Oliveira na íntegra, do blog Coisas Banais. Obrigada, Ana Filipa, por divulgar a campanha Desafio 50 Livros.

PS: A Confraria dos 50 continua. Uma das associadas está desenvolvendo o novo selo do Desafio 50 Livros, que em breve será divulgado aqui.

16 de janeiro de 2010

Zandali, do blog Clube da Luluzinha, fala sobre o Desafio 50 Livros

Não cheguei aos 50 livros lidos em 2009, mas passei perto: foram 45! Quando o desafio foi proposto por Nelida do Lector in Fabula, eu pensei que seria muito difícil atingir a meta, mas vivida a experiência, com um pouquinho mais de organização do tempo dedicado às letras... acredito que em 2010 eu chego lá! rs... Ainda estou devendo alguns comentários sobre os livros de 2009 que irei postando ao longo de janeiro! Alguns até já estão escritos, só falta tempo para postá-los... Também tenho rascunhado comentários sobre as melhores leituras e as melhores capas... aguardem!

Além do desafio de ler 50 livros (em média um por semana) em 2010, a amiga Lilian propôs ler um conto por dia! Então... ampliando a meta de leitura: um livro por semana e um conto por dia... Vamos lá!

Zerando a lista de leitura ao lado! Segue abaixo a relação dos 45 livros de 2009. Os comentários continuarão nos arquivos do blog e isso é muito legal, um arquivo de resenhas e observações sobre as leituras... compartilhado com quem passar por estas linhas virtuais... Adooooooro!

Clique aqui e veja a lista dos 45 livros lidos por Zandali, a Tania Capel - minha quase xará. Parabéns pelas leituras, Tania! Contamos com você em 2010!

Blog Esvaziando a Prateleira também completa o Desafio 50 Livros

Mom completou o Desafio 50 Livros com sucesso! Veja aqui a lista com os livros.

15 de janeiro de 2010

Books Come to Life

Compartilho com os leitores o que assisti no blog Palavras Partilhadas, de Paula Silva (Portugal) - a multiplicadora do Desafio 50 Livros - o video da New Zeland Book Council.

14 de janeiro de 2010

Mais Leitor e Confraria dos 50

Post da Lyani, do blog "Entre Aspas", participante da Confraria dos 50 e do Desafio 50 Livros, sobre o Desafio 50 Livros. Lyani, parabéns, morri de inveja branca pelos seus 54 livros!
"Achei que não fosse conseguir chegar a esse número. Afinal, minha média de leitura anual estava sendo 12, ou seja, mísero um livro ao mês. Vou usar a desculpa da falta de tempo, mas era também um pouco de falta de ânimo. Trabalhava longe de casa, uma viagem por dia. Sem contar as horas de trabalho malucas que incluíam feriados, finais de semana, noites e madrugadas. As horas livres eram usadas pra dormir ou vegetar na frente do computador pra tentar esquecer um pouco a loucura. Às vezes eu vegetava na frente da TV também. Lia também, mas muito pouco e por isso achei que jamais chegaria a marca dos vinte, quanto mais dos cinqüenta. Mas eis que a vida foi por outros caminhos. Mudei de emprego, de ares, fiquei mais próxima de casa, trabalhando em horário de gente normal e aí o vício da leitura me acometeu novamente, agora com tempo suficiente para dedicar a ele. Cheguei aos vinte, aos trinta e finalmente aos cinqüenta. Passei dos cinqüenta com quatro livros de folga. Nem acreditei. Foram leituras muito gostosas. Do lazer à cultura. Do drama ao romance e à comedia. Li autores que não conhecia como"...clique aqui e leia o post completo e conheça os autores lidos por Lyani.

O Leitor de Lector in Fabula

Lector in Fabula deseja compartilhar com todos os leitores este e-mail recebido do querido Julinho. Além da falar de como foi o Desafio 50 Livros 2009, Julinho já dá dicas de leitura para 2010.
Tentei me candidatar a ousada marca dos 50 livros/ano, mas fiquei bem aquém disso. Por outro lado, não posso deixar de registrar a importância desse canal de novidade, de informação, de refrigério que é o Lector in Fabula - o Mundo dos Leitores. É sempre com expectativa que aguardo a chegada das dicas literárias. Ótimas dicas. Li 11 livros em 2010, sendo que dois muito tocantes: Arroz de Palma de Francisco Azevedo que me fez andar de cara inchada em San Francisco (nas férias) e A Sombra do Vento (maravilhoso) de Carlos Ruiz Zafón. Começo o ano com 3 novos na biblioteca - O Jogo do Anjo (quero conhecer um pouco mais esse tal de Carlos Ruiz Zafón), Os Espiões de Luis Fernando Veríssimo e O mundo pós-aniversário (Lionel Shriver) - dica do Rosana Sanchez da Livraria Timbre. Um beijo enorme e um 2010 de muita leitura, diversão, encantamento e ousadia na leitura e na vida.
Bjs
Julio Correa (Julinho)

9 de janeiro de 2010

Leitura para as férias

As sugestões são:

O Símbolo Perdido - Dan Brown - Editora Sextante

Os Espiões - Luis Fernando Veríssimo - Editora Alfaguara

A Costureira e o Cangaceiro - Frances de Pontes Peebles

De Malas Prontas - Danuza Leão - Companhia das Letras

Se eu Fehar os Olhos Agora - Edney Silvestre - Editora Record

O Som da Montanha - Yanusari Kawabata - Editora Estação Liberdade

8 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Aproveite a estréia do filme e descubra também as aventuras completas de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle. A editora Jorge Zahar editou e você pode encontrar os volumes na sua livraria predileta.

6 de janeiro de 2010

Mercado editorial brasileiro usa pesquisa para mapear potenciais países compradores

Por Nahima Maciel para o Correio Braziliense
Os livros infanto juvenis brasileiros têm boa receptividade nos mercados editoriais de Coreia do Sul, Peru, Reino Unido e Canadá. Na Alemanha, são vistos com o nariz torcido por causa das ilustrações e, em Portugal, a rejeição é total. Eventualmente, é preciso até mesmo investir em "traduções" para que os livros sejam aceitos. A Romênia não gosta do conteúdo e a desorganização na Rússia impede o fechamento de negócios. No quesito obras gerais - o que inclui livros técnicos, não ficção e ficção - o cenário muda um pouco. Se o conteúdo for exótico, pode despertar o interesse na França e na Alemanha. Na Espanha não tem jeito, a rejeição é imensa e, em Israel, o desconhecimento em relação ao Brasil é tão grande que não há o menor interesse nos livros brasileiros. As conclusões estão num estudo realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), para avaliar a potencialidade dos mercados editoriais em 33 países. As conclusões resultam da análise dos representantes das 42 editoras que participaram da pesquisa. Após uma análise quantitativa dos mercados estrangeiros feita pela Apex, os empresários se reuniram para avaliar como percebiam as possibilidades de negócios fora do país. Com foco nos segmentos de livros infanto juvenis, religiosos, técnicos e gerais (incluindo ficção e não ficção), o estudo revelou curiosidades sobre o interesse pelas publicações brasileiras.
Leia a matéria na íntegra aqui.
Fonte: PublishNews

3 de janeiro de 2010

Então, vamos começar o Desafio 50 Livros 2010 ?

Após uma semana de descanso, Lector in Fabula retorna com novas idéias e projetos para incrementar o Desafio 50 Livros. Nos próximos dias, divulgamos a nova logo e as novas leituras. Aproveitaremos também para atualizar a lista de membros da Confraria dos 50. Boa semana para todos!