11 de setembro de 2012

A Menina do Vale por Cris Ramos

Bel Pesce estudou no MIT, trabalhou na Microsoft, no Deutsche Bank e no Google. Recentemente, esteve na 22ª Bienal Internacional do Livro aonde participou da mesa Paixão Radical: Negócios E Valor. Cris Ramos, que assistiu a palestra e leu o livro, conta para o Lector in Fabula como foi essa experiência.

Texto de Cris Ramos:
Conheci a autora antes da sua obra. Não conhecer propriamente, mas tive a oportunidade de assistir a uma palestra sua na mais recente Bienal do Livro de São Paulo, onde ela foi falar sobre Paixão Radical: Negócios e Valor, junto com mais 02 profissionais de destaque em suas áreas de atuação, Lourenço Bustani e Mário Henrique Siqueira Silva e Lima. Sem desmerecimento algum aos seus companheiros da sessão, muito pelo contrário, pois sou grande admiradora da filosofia de trabalho desenvolvida pela Mandalah, do Lourenço Bustani - recentemente nomeado um dos executivos mais criativos do mundo pela revista Fast Company - mas era praticamente impossível ela não se destacar de alguma forma, com sua juventude, sua vivacidade palpável, seu brilho no olhar e claro, com sua calça azul Royal, super in.  Mais uma vez, não que os outros não tivessem esses mesmos atributos, mas possivelmente os tinham de alguma outra forma, mais serena. Bel Pesce passa equilíbrio sim, mas também uma enorme combustão de ideias, de desejos, de sonhos, de garra, de vontade de fazer e acontecer. E que jovem não se identifica com isso? Pois os já não tão jovens também, se identificam, estou certa, na medida em que passa a ser uma fonte de inspiração para o resgate da paixão – aqui falo um pouco por experiência própria.

Sem entrar no mérito do que é ser jovem ou não – vamos pelo lado do espírito jovem – foi uma leitura muito prazerosa e gratificante ler o livro “a menina do vale – como o empreendedorismo pode mudar a sua vida”, por vários motivos: porque é muito bonito mesmo ver uma pessoa jovem (ok, dá para afirmar que 24 é jovem, correto?!), já com tanta experiência de vida e disposta a compartilhar sem medo e com desprendimento o que a levou a ter sucesso, mesmo nas (supostas) pequenas coisas do dia a dia;  porque ao ler o livro pude sentir novamente toda a vibração e energia da autora, empreendedora, menina mulher - Bel Pesce; e porque as dicas são realmente extremamente válidas e coerentes para quem quer dar impulso a um projeto nos tempos atuais.

Ah, se a intenção não for empreender um negócio, pode ser um projeto de estudo, um mestrado aqui ou fora do pais...muitos conselhos se aplicariam igualmente a esta meta, como networking e mentorismo (encontrar um mentor que te oriente). Uma das frase que ela mais repete no livro é “tudo é possível se  você se dedicar de cabeça e coração”. Eu gostei #ficaadica.

Cris Ramos é formada em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda pela UFRJ. Recentemente foi colaboradora do TEDxSudeste.

Nenhum comentário: