30 de abril de 2012

Capacitação para o Mercado Editorial

Na minha opinião deveria ser do conceito e manufatura do livro até a mão do livreiro.


Ciclo TOC* na Feira do Livro de Buenos Aires. O TOC é realizado pela O’Reilly e pela Feira do Livro de Frankfurt e pela Feira do Livro de Buenos Aires. 

* Tools of Change for Publishing.

27 de abril de 2012

Território Livre na Bienal do Livro do Amazonas

No espaço de debates coordenado por Suzana Vargas durante a Bienal do Livro do Amazonas, chamo a atenção para dois temas muito interessantes para a contemporaneidade: a sustentabilidade e o Facebook. A programação será a seguinte:

No dia 29 de abril "O que é um mundo sustentável?", com José Eli da Veiga e Dr. Dimis Braga, mediação de Tatiana Lima. 

Resumo da sessão: Sustentabilidade - tema tão caro ao mundo de hoje: o que significa e qual o nosso papel na busca do equilíbrio entre desenvolvimento e desenvolvimento sustentável?  Em que setores de nossa vida cotidiana podemos interferir para salvar o Planeta e a nós mesmos das catástrofes tão anunciadas por cientistas e ecologistas? Essa mesa reúne especialistas, estudiosos e críticos que nos ajudarão a organizar nosso pensamento a respeito do assunto através de reflexões e discussões.

No dia 1 de maio "Face a face com o Facebook congêneres", com Cora Rónai e Carlos Oshiro, mediação de Bruno Mazieri

Resumo da sessão: O papel das mídias sociais na contemporaneidade. Facebook, twitter e congêneres,tenham os nomes que tiverem estão contribuindo para a formação de uma nova forma de viver e se relacionar. Seremos ou já somos seres digitais por execelência. De que modo nossa leitura do mundo está sendo feita? Nossos conceitos de estudo/informação/ amor/ amizade e família estão sendo transformados? Quais as mudanças fundamentais? Quais as superficiais?

Para ver as outras mesas, clique aqui.

26 de abril de 2012

Bienal do Livro do Amazonas

Começa amanhã e vai até 6 de maio. A parte cultural tem curadoria de Daniela Chindler, formada em Letras pela PUC/RJ, possui no currículo apresentações como contadora de histórias, atualmente é coordenadora do projeto CCBB Educativo de Arte Educação do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro e São Paulo. Na Bienal do Rio em 2009, o espetáculo “A Palavra Mágica”, criado por Daniela Chindler teve 25 mil espectadores. Confira aqui a programação da Bienal do Livro do Amazonas, o site, que diga-se de passagem, está muito bonito.


19 de abril de 2012

Feliz Aniversário para Lygia Fagundes Telles



Da Vocação

Na vocação para a vida, está incluído o amor, inútil disfarçar, amamos a vida. E lutamos por ela dentro e fora de nós mesmos (...) in: A Disciplina do Amor (1980)

Do livro para a tela: Cosmópolis

De Don Delillo.



14 de abril de 2012

FBN organiza o calendário das feiras de livro no Brasil



O Circuito Nacional de Feiras de Livros é um calendário das feiras de livros realizadas anualmente no País. São eventos para promover os livros, a literatura e a leitura organizados por governos estaduais, prefeituras, entidades de editores e livreiros, ONGs, empresas, escolas e outros parceiros.

Ao organizar e sistematizar um calendário anual – uma antiga demanda dos organizadores de feiras, expositores, escritores e promotores da leitura – o Circuito Nacional de Feiras de Livros vai permitir melhor planejamento, integração de programação cultural e maior participação das cadeias produtiva e criativa do livro e todos aqueles que atuam para formar leitores e desenvolver a leitura no Brasil.


(texto da FBN)

12 de abril de 2012

Dulce Maria Cardoso na FLIP 2012


Jovem literatura portuguesa na Flip 2012

Considerada pela crítica uma das mais sensíveis e inventivas vozes da nova literatura portuguesa, agraciada com prêmios pelos quatro romances que escreveu, Dulce Maria Cardoso participará da 10ª edição da Flip, de 4 a 8 de julho. Editados em diversos países como Argentina, Brasil, Espanha, França, Holanda e Itália, seus livros têm sido objeto de estudo em universidades e apontam novos rumos para escrita lusófona. 

Seu romance de estreia Campo de Sangue (2002), escrito com o apoio de uma Bolsa de Criação Literária do Ministério da Cultura, foi o vencedor do Grande Prêmio Acontece de Romance. Depois disso, a autora lançou Os Meus Sentimentos (2005), Prêmio da União Europeia para a Literatura, e Chão dos Pardais(2009), Prêmio Pen Club. Entre estes dois últimos títulos, publicou uma coletânea de contos, Até Nós, em 2008. 

O Retorno, último romance da autora, garantiu-lhe o Prémio LER/Booktailors 2011 (categoria Prêmio Especial da Crítica). Com previsão de lançamento no Brasil em maio, o romance narra a história de uma família de retornados - portugueses que voltaram a Lisboa após a independência de Angola, em 1975. 



Ser Leão: uma bela homenagem a Ericson Pires


Bela homenagem a Ericson Pires:
Nascer Leão e ser Leão...
Ele foi!

8 de abril de 2012

Curso " A capa de livro seduz o leitor?"


A Universidade do Livro oferece o curso “A capa de livro seduz o leitor?”, de 17 a 18 de abril, no prédio da Fundação Editora da Unesp ( Praça da Sé, 108, Centro – São Paulo, SP). As aulas, das 18h às 21h, abordarão o processo de criação de capas de livros, com soluções para projetos editoriais atraentes e vendáveis. O curso é voltado para profissionais e demais interessados na área de arte e design gráfico. A docente será Moema Cavalcanti, que foi diretora de arte da Editora Abril de 1968 a 1975 e, desde então, atua como designer independente. Foi premiada com o Jabuti em 1991, 1993 e 2007, tendo elaborado mais de 1,3 mil capas de livros para as principais editoras do país. Inscrição aqui.